Navegando por Autor "Aguiar, Cibele Maria Garcia"
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Item Rede cafés dp Brasil: colaboração, conhecimento e negócios no sistema agroindustrial do café.(2007) Pereira, Sérgio Parriras; Aguiar, Cibele Maria Garcia; Embrapa - CaféA Internet consolida cada vez mais sua função como ferramenta de comunicação entre organizações e, neste contexto, a Rede de Colaboração, Conhecimento e Negócios, denominada Peabirus, apresenta-se como nova ferramenta de articulação entre os agentes do agronegócio café e de integração de informações entre as regiões produtoras. Os debates mediados na Comunidade Manejo da Lavoura Cafeeira conquistam cada vez mais participação de seus membros e fidelidade de leitores, ganhando espaço na mídia, contribuindo para a construção coletiva e divulgação de conhecimento técnico e científico para o setor produtivo do café brasileiro.Item Você aceita um cafezinho especial? Análise do perfil dos consumidores com relação a cafés diferenciados(2000) Aguiar, Cibele Maria Garcia; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do CaféEm pesquisas passadas, a qualidade em café como decisão de escolha nem era citada, hoje norteia um grande segmento do mercado. A impregnação da característica exportadora, conduziu o Brasil a um mal posicionamento perante o mercado interno. A produção não era incentivada, a indústria era amordaçada e o consumidor traído. Este trabalho procurou desvendar o perfil sulmineiro relativo a cafés diferenciados como base a dar suporte a novas pesquisas que venham confirmar a tendência de que a diferenciação por qualidade também é o caminho para o crescimento do consumo interno, oferecendo ao produtor maior capacidade de troca, ao industrial maior capital de giro e, ao consumidor, maior capacidade de escolha. Por certo, verifica-se que a diferenciação por qualidade, além de necessária, será de forma lenta porém crescente, incentivadora de práticas mais éticas de industrialização. Nunca se falou tanto em qualidade na cafeicultura como agora. O produtor concientiza-se, o industrial renova-se e o consumidor exige. A análise ressalta que a guerra por preços já não caminha sozinha, sendo a qualidade um fator de decisão importante na escolha do café. Mais do que isto, o consumidor quer o poder de escolha e está disposto a pagar pelo diferencial de qualidade. A indústria de café demorou para perceber que assim como os cafés, os consumidores não são todos iguais.