Navegando por Autor "Arruda, Aline Cristina"
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Item Justificativas e motivações do consumo e não consumo de café(Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2009-10) Arruda, Aline Cristina; Minim, Valéria Paula Rodrigues; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Minim, Luis Antonio; Silva, Neuza Maria da; Soares, Claúdio FurtadoO estudo do perfil dos consumidores e dos fatores envolvidos no processo de compra do café é uma ferramenta importante na identificação dos diferentes segmentos deste mercado e de suas potencialidades. Por outro lado, também é importante compreender porque alguns consumidores recusam a bebida. Portanto, objetivou-se neste trabalho entrevistar os moradores da cidade de Belo Horizonte – MG, a fim de identificar consumidores e não consumidores de café, para traçar o perfil de ambos, descrever suas características, fatores motivacionais e justificativas para consumo ou não do café. Para isto, 250 consumidores foram entrevistados e os resultados avaliados de forma descritiva. Os resultados revelaram que a bebida é consumida por uma parcela heterogênea e que corresponde à maioria da população. Em geral, os consumidores associam o consumo do café ao hábito, prazer, família, amizade e trabalho. Isso indica as motivações para o seu consumo reflete o significado social da bebida quer no âmbito doméstico, trabalho ou no círculo de amizade e que este significado está fortemente associado aos hábitos e costumes da sociedade brasileira. Observou-se a necessidade de expansão deste mercado entre os jovens.Item Perfil dos consumidores de café da cidade de Viçosa/ MG: Um estudo exploratório.(2007) Arruda, Aline Cristina; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Minim, Valéria Paula Rodrigues; Embrapa - CaféEste estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada para identificar o perfil de consumidores de café, residentes na cidade de Viçosa/MG. Para tanto, utilizou-se a pesquisa documental de campo (survey) como procedimento metodológico, por meio de aplicação de 150 questionários estruturados em pontos estratégicos da cidade, relacionados ao consumo e compra de café. A amostra estatisticamente significativa foi construída por procedimento aleatório, tendo como requisito para prosseguimento da entrevista ser consumidor de café. Realizou-se análise descritiva dos dados e teste “t de Student” para verificar a adequação da quantidade de café consumida e a variação do consumo entre homens e mulheres. Os resultados deste estudo indicaram o perfil sócio-demográfico dos consumidores de café de Viçosa/MG, a quantidade diária de café consumida, tipo de café e principal local de consumo, bem como a descrição dos principais fatores envolvidos no consumo de café.