Navegando por Autor "Atrasas, Ana Lucia"
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Item Formação de precos no mercado futuro brasileiro(Universidade Federal de Viçosa, 1993) Atrasas, Ana Lucia; Rezende, Alberto Martins; Universidade Federal de ViçosaAs negociacões na mercado futuro surgiram como uma alternativa para reduzir a variabilidade dos preços agrícolas, protegendo tanto o produtor quanto o procvessador das instabilidades de preços. O caráter protetor do mercado futuro está com base na pressuposição de que mudanças, nos preços correntes das mercadorias, e mudanças, nos preços dos contratos futuros serão suficientemente similares. Desse modo, perdas ocorridas nas compras e nas vendas de mercadorias seriam compensadas por ganhos, por meio de uma transação oposta no mercado futuro. Essa proteção, embora não seja total, minimiza, pelo menos, os riscos de possív eis perdas. Este estudo procura verificar a eficiência da função preço-antecipatória dos mercados a termo de algodao em pluma, boi gordo, café e soja em grão; e determinar a influência dos mercados a termo de algodão em pluma, boi gordo, café e soja em g rã o sobre a variabilidade dos preços à vista. No primeiro objetivo, utiliza-se do modelo de regressão linear, o qual relaciona preços no mercado à vista no mes de vencimento com preços defasados. cotados, antecipadamente, em mercado futuro. 0s resultados revelam que a medida que se distancia da data de vencimento dos contratos os poderes explicativos dos preços de fechamento de contratos tornam-se menos precisos, em consequência das poucas informacdes sobre as condições do mercado na data de vencimento em que estarao disponiveis. Foi empregado um segundo modelo, Erro Quadratico Médio de Preços (EBM), para testar a hipótese de que, para mercadorias não-estocáveis como o boi gordo. não há relação intertemporal precisa entre o preço à vista e o preço futuro, particularmente para os contratos mais distantes da data de vencimento dos mesmos. Us resultados indicaram que nos primeiros meses de defasagens a melhor estimativado prep. à vista, na data de vencimento, e dada pelo preço futuro, o que apóia o teste anterior. No segundo objetivo, estimou-se uma auto-regressão para períodos sem e com o funcionamento do mercado futuro. Os resultados indicaram que os negociantes conhecem as últimas informações de mercado com o funcionamento do mercado futuro. A evidência dos efeitos das informações de mercado futuro notadamente consistente para os diferentes produtos e periodos de tempo. Isto leva a concluir que um efeito significativo no preço do mercado a termo reflete um aumento das informações de mercado. Pela agregação dos resultados, pode-se concluir que o mercado futuro é um instrumento relevante para antecipar os preços do mercado, a vigorarem no futuro, podendo, portanto, ser indicador útil na orientação de política agricola.