Navegando por Autor "Cirillo, Marcelo Ãngelo"
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Item Qualidade de cafés especiais e não especiais por meio da análise de múltiplos fatores para tabelas de contingências(Universidade Federal de Lavras, 2015-02-13) Cesar, Ossani Paulo; Cirillo, Marcelo ÃngeloArtigo 1 - A qualidade sensorial de cafés especiais, cujas características se relacionam com o meio geográfico, é apreciada pelo setor produtivo e o mercado, no qual, uma relação comercial é pautada na livre escolha, por parte do consumidor e na agregação de valores e diferenciação de preços, em função da qualidade do produto. Neste cenário, focar as tendências dos consumidores é primordial para que um café seja diferenciado em relação aos demais. Para isso, novas metodologias de analise devem ser exploradas, para que os resultados sejam dignos de contemplar inúmeros fatores inerentes as particularidades de cada consumidor e/ou produto. Com esse propósito, neste trabalho buscou-se propor o uso da técnica de múltiplos fatores, aplicada a tabelas de contingência (MFACT), em dados categorizados obtidos em um experimento sensorial realizado com diferentes grupos de consumidores, com a finalidade de identificar similaridades entre quatros cafés especiais. Concluiu-se que o uso dessa técnica é viável, por permitir discriminar os cafés especiais produzidos em diferentes ambientes (altitudes) e processamentos, considerando a heterogeneidade entre os consumidores envolvidos na análise sensorial. Artigo 2 - A importância do café assume posição de destaque no cenário socioeconômico brasileiro, pois, além de ser relevante na geração empregos, e em toda economia, de modo direto ou indireto, também são importantes as relações sociais, sendo consumido por hábito e prazer, indi- cando que as motivações para o seu consumo estão associadas aos hábitos e aos costumes brasileiros. Assim, o estudo da percepção dos consumidores é uma ferramenta importante para a identificação das motivações nos processos de compra do café, nos diferentes segmentos desse mercado. Entretanto, ao considerar grupos de variáveis qualitativas, em uma abordagem, multivariada, as técnicas estatísticas usuais são limitadas ou inviáveis para descrever adequadamente o perfil sensorial dos consumidores. Tendo esse fato como premissa, este trabalho foi realizado com o objetivo de apresentar a técnica de múltiplo fatores (MFA), no estudo do perfil de consumidores de café, em uma pesquisa de opinião pública aplicada a um grupo de consumi- dores localizados na cidade de Varginha, MG. Concluiu-se que o uso dessa técnica é viável, por permitir discriminar as percepções dos consumidores de cafés.