Navegando por Autor "Figueiredo, Roseane Mendonça de"
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Item ACEITAÇÃO DO CAFÉ PRODUZIDO NO SÍTIO BOA VISTA, EM BARRA DO CHOÇA, POR CONSUMIDORES DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA(2011) Haun, Rodrigo Moraes; Souza, Sandra Elizabeth de; Santos, Paulo Roberto Pinto; Figueiredo, Roseane Mendonça de; Trinidade, Pedro Bittencourt; Santos, Agnaldo Rocha; Embrapa - CaféO café é uma das bebidas mais consumidas do mundo e, no Brasil, maior produtor e segundo maior consumidor mundial de café, tem-se um consumo de quase 70 litros desta bebida para cada habitante (ABIC 2010). Nos últimos anos, o consumo de café tem sido incentivado por inúmeras pesquisas científicas que têm desmistificado antigos tabus sobre supostos malefícios de seu consumo, mostrando que, se consumida em quantidade moderada, esta bebida pode trazer benefícios para a saúde. No entanto, apesar deste crescente mercado, as duvidas e preferências do consumidor em relação a este produto são pouco conhecidas. Neste sentido, pode se considerar que o uso de pesquisas qualitativas é uma ferramenta de extrema relevância para mostrar a percepção de um determinado produto, bem como sua aceitação ou rejeição pelo consumidor. Por isso, o presente trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a aceitação do café arábica despolpado, da agricultura familiar de Barra do Choça, por um grupo de consumidores em Vitória da Conquista - BA. Para tanto, selecionou-se o café do Sitio Boa Vista, por adequar-se as normas de Produção Integrada de Café – PIC, e aplicou-se um questionário ao grupo de 30 consumidores após o consumo da bebida. Assim, os resultados foram baseados em pesquisa qualitativa e indicam que no grupo de consumidores de café aqui analisado não há preocupação com a origem da bebida, pois, para eles, os principais fatores envolvidos no processo de decisão de compra de um café são “marca, preço e qualidade”. Em relação ao café avaliado neste trabalho, é possível afirmar que ele foi bem aceito pelos consumidores que participaram da pesquisa, pois 96,7% deles responderam que o café é puro, doce, com cheiro e corpo agradável, que pode ser exportado, e que comprariam o produto novamente.