Navegando por Autor "Freitas, Mara Luiza Gonçalves"
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Item Appellation contrôllée Cafés Sul de Minas: análise da base legal para criação de uma denominação de origem(2005) Freitas, Mara Luiza Gonçalves; Embrapa - CaféA indicação geográfica tem como escopo conferir a determinado produto ou serviço uma identidade própria, criando um elo de ligação com suas especificidades regionais, especialmente históricas e culturais, levando ao consumidor garantias como a rastreabilidade do produto e segurança do alimento. O objetivo deste constructo é fomentar discussões sobre a possibilidade de criação de uma denominação de origem para cafés na região Sul de Minas, com base na legislação brasileira que trata da propriedade industrial. Partindo da perspectiva institucionalista, avaliou-se a estrutura de governança das Regiões do Vale dos Vinhedos (RS), primeira indicação de procedência implementada no Brasil e o Café do Cerrado (MG), cujo processo de criação da Denominação de Origem Cafés do Cerrado encontra-se em análise no INPI. Como método analítico, lançou-se mão da pesquisa qualitativa, mais especificamente da pesquisa documental, voltada para a análise das normas sobre propriedade industrial e registro de marcas e patentes e o estudo de caso das regiões supracitadas.Item Expansão internacional da indústria de café sob a perspectiva da escola nórdica de negócios internacionais: um estudo multicasos.(2007) Freitas, Mara Luiza Gonçalves; Santos, Antônio Carlos dos; Embrapa - CaféA presente pesquisa teve como finalidade avaliar a ação internacional da indústria de café torrado em grão e/ou moído brasileira sob a perspectiva dos executivos de topo por meio do estudo de cinco casos de IT&M brasileiras em processo de internacionalização à luz do pensamento da Escola Nórdica de Negócios Internacionais. A análise dos dados revelou que é possível afirmar que não há condições de realizar a expansão internacional sem que haja uma estrutura sólida no mercado doméstico, principalmente em função do Brasil ser um dos principais mercados de café do mundo. A ação internacional para a IT&M brasileira avaliada por meio de cinco casos estudados, significa diversificação de negócios.Item Inserção internacional de empresas de cafés industrializados do Brasil: um estudo multicasos(Universidade Federal de Lavras, 2006-02-10) Freitas, Mara Luiza Gonçalves; Santos, Antônio Carlos dosA presente pesquisa teve como finalidade avaliar a ação internacional da indústria de café torrado em grão e ou moído brasileira sob a perspectiva dos Chief Executive Officers (CEOs), por meio do estudo de cinco casos de IT&M brasileiras em processo de internacionalização. Buscou-se, por meio deste, atingir os seguintes objetivos: (i) verificar quais competências essenciais a firma e estes executivos precisaram desenvolver para a inserção no contexto internacional; (ii) a visão desses executivos em relação ao mercado internacional no segmento de industrial de café torrado em grão e/ou moído e o respectivo processo de seleção de mercados-alvo; (iii) verificar qual o impacto do relacionamento interpessoal e corporativo no contexto da internacionalização dessas firmas; (iv) verificar quais as estratégias adotadas em relação às diferentes características psíquicas de cada mercado externo e a percepção desses executivos em relação à governança institucional e à promoção institucional do café industrializado brasileiro, via PSI APEX-Brasil/Sindicafé- SP; (v) avaliar como as instituições (públicas especialmente), difusoras das regras do jogo, favorecem ou não o acesso ao mercado internacional de cafés industrializados. Como uma das conclusões, o estudo demonstra que, para o CEO da ENCAFEX brasileira, o mercado internacional é um “oásis”, embora o processo de expansão seja decorrente de uma ação estratégica realizada após a consolidação dos negócios da firma no mercado doméstico.Item Inserção internacional de empresas de cafés industrializados do Brasil: um estudo multicasos(Universidade Federal de Lavras, 2006-02-10) Freitas, Mara Luiza Gonçalves; Santos, Antônio Carlos dosA presente pesquisa teve como finalidade avaliar a ação internacional da indústria de café torrado em grão e ou moído brasileira sob a perspectiva dos Chief Executive Officers (CEOs), por meio do estudo de cinco casos de IT&M brasileiras em processo de internacionalização. Buscou-se, por meio deste, atingir os seguintes objetivos: (i) verificar quais competências essenciais a firma e estes executivos precisaram desenvolver para a inserção no contexto internacional; (ii) a visão desses executivos em relação ao mercado internacional no segmento de industrial de café torrado em grão e/ou moído e o respectivo processo de seleção de mercados-alvo; (iii) verificar qual o impacto do relacionamento interpessoal e corporativo no contexto da internacionalização dessas firmas; (iv) verificar quais as estratégias adotadas em relação às diferentes características psíquicas de cada mercado externo e a percepção desses executivos em relação à governança institucional e à promoção institucional do café industrializado brasileiro, via PSI APEX-Brasil/Sindicafé- SP; (v) avaliar como as instituições (públicas especialmente), difusoras das regras do jogo, favorecem ou não o acesso ao mercado internacional de cafés industrializados. Como uma das conclusões, o estudo demonstra que, para o CEO da ENCAFEX brasileira, o mercado internacional é um “oásis”, embora o processo de expansão seja decorrente de uma ação estratégica realizada após a consolidação dos negócios da firma no mercado doméstico.Item O que é necessário para construção da competitividade da indústria de café brasileira no mercado internacional: Divisão de um raciocínio com a academia.(2007) Freitas, Mara Luiza Gonçalves; Embrapa - CaféO delineamento de estratégias globais cada vez mais abarca aspectos relacionados às estruturas política, legal, cultural, social e econômica, dado o novo ambiente no qual as organizações empresariais estão inseridas (Bassi, 1997). Agir localmente e pensar globalmente geram dificuldades na governança dos negócios em diferentes segmentos empresariais no sentido de as mesmas obterem vantagens competitivas de forma sustentável num mercado altamente competitivo e sem fronteiras (Coughlan et al., 2002). O acesso ao mercado internacional demanda que negócios até então calcados no ambiente local, passem por processos de dura descontrução, envolvendo mudanças fundamentais na sua tradição, hábitos, valores culturais, variações étnicas, regionais e religiosas (Parker, 1998). Ao ultrapassarem as fronteiras organizacionais e nacionais, as firmas expostas a outros mercados são conduzidas à adequação de seus produtos às dimensões sociais historicamente construídas (hábitos, normas e valores, por exemplo) para serem tidas como confiáveis na formalização dos contratos (Williamson e Winter, 1991) e se consolidarem como empresas globais.