Navegando por Autor "Jesus, José Carlos dos Santos"
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Item Adoção de sistemas de informações: um estudo comparativo no segmento produtivo da cadeia do café(Universidade Federal de Lavras, 2005-06-29) Santos, Marcos Eduardo dos; Jesus, José Carlos dos SantosDevido à dificuldade em se introduzir novas tecnologias no setor rural, mais especificamente a Tecnologia da Informação (TI), este estudo buscou identificar os fatores que contribuíram para o processo de adoção de sistemas de informações em empresas rurais, bem como as motivações, as resistências, os impactos decorrentes dessa adoção e como eles estão sendo estrategicamente utilizados. Tem-se como objetos de estudo seis empresas cafeeiras situadas na região Sul de Minas Gerais que adotaram dois tipos de TI. Este estudo foi realizado em três etapas: 1) revisão teórica sobre adoção, impactos e resistências de tecnologia e consolidação do modelo teórico de análise; 2) levantamento do histórico das organizações em estudo e de sua estrutura organizacional por meio de observações, análise documental e entrevistas com o responsável pela área de informática e diretor geral; 3) entrevistas com diretores e gerentes para esclarecer os motivos que os levaram a adotar os SIs. Após a comparação dos casos estudados conclui-se que: o principal motivo dos empresários para a adoção das TIs foi melhorar a gestão de custos da empresa, bem como sanar os problemas ocorridos nos processos de informatização passados; as etapas da adoção das TIs em estudo são conhecimento, persuação, decisão, implementação e confirmação; a curta estrutura organizacional, o reduzido número de funcionários administrativos e a metodologia de adoção das TIs contribuiu para que as resistências ao processo de adoção fossem as mínimas possíveis; os fatores que dificultaram o processo de adoção são categorizadas em limitação financeira dos empresários, baixa formação dos operadores, falta de recursos tecnológicos, incompatibilidade de horários entre Instrutor e os funcionários das empresas para realização de treinamento, complexidade do software Gestão, relação contratual, troca de operadores durante a implantação e ineficiência do antigo Instrutor; já os impactos são dimensionados em âmbito da estrutura, dos processos e dos indivíduos e por fim identificou-se que os empresários cafeeiros utilizam as TIs dominantemente visando fins econômicos e em controles produtivos, pouco ou nenhum uso é direcionado à formulação de estratégias.Item Estimação de custos e formação de preço para a exportação de cafés especiais. Um estudo de caso na cooperativa Sancoffee(Universidade Federal de Lavras, 2004-03-19) Oliveira, Josmaria Lima Ribeiro de; Jesus, José Carlos dos SantosA formação de preço do café especial consiste emumaanálise complexa da estimação decustos e dos fatores internos e externos que contribuem e afetam a lucratividade; portanto, para o alcance da assertividade, faz-se necessária a utilização de um sistema de suporte à decisão. O café especial apresentou um crescimento expressivo no Brasil no final do século XX, resultando, atualmente, em maisde 10% da comercialização do produto. O produto despertou o interesse dos produtores brasileiros por possibilitar a negociação de preço baseado no valor do produto, aumentando alucratividade. O preço do café especial não está relacionado diretamente à Bolsa de Valores, portanto, o produtor possui uma maior flexibilização para a formação de preço, o que tem gerado uma falta de esclarecimento dos critérios utilizados. Esta dissertação aborda, de forma descritiva e exploratória, a estimação de custos e formação de preços para a exportação de cafés especiais, por meio de um estudo de caso na cooperativa Sancoffee. Como contextualização da pesquisa são apresentados: os fatores que contribuíram para o avanço do café especial em Minas Gerais, a estrutura do mercado no Brasil e as estratégias mercadológicas utilizadas nestemercado. Por meio da estimação de custos são identificados os custos logísticos e os custos de comercialização para a exportação de cafés especiais. Com a utilização de técnicas da pesquisa qualitativa, descreve-se o processo decisório de formação de preço dos cooperados que comercializam o produto e realiza-se a identificação dos fatores queagregam valor ao café especial para a formação de preço à exportação. Como produto desta dissertação apresenta-se um sistema de apoio à decisão que foi desenvolvido para ser um instrumento no processo de estimação de custos e formação de preço docaféespecial para a comercialização internacional. O sistema de apoio à decisão integra as informações obtidas na pesquisa e representa uma evolução no sistema de informação da cooperativa Sancoffee.Item Estimação de custos e formação de preço para a exportação de cafés especiais: um estudo de caso na cooperativa Sancoffee(Universidade Federal de Lavras, 2004-03-19) Oliveira, Josmária Lima Ribeiro de; Jesus, José Carlos dos SantosA formação de preço do café especial consiste em uma análise complexa da estimação de custos e dos fatores internos e externos que contribuem e afetam a lucratividade; portanto, para o alcance da assertividade, faz-se necessária a utilização de um sistema de suporte à decisão. O café especial apresentou um crescimento expressivo no Brasil no final do século XX, resultando, atualmente, em mais de 10% da comercialização do produto. O produto despertou o interesse dos produtores brasileiros por possibilitar a negociação de preço baseado no valor do produto, aumentando a lucratividade. O preço do café especial não está relacionado diretamente à Bolsa de Valores, portanto, o produtor possui uma maior flexibilização para a formação de preço, o que tem gerado uma falta de esclarecimento dos critérios utilizados. Esta dissertação aborda, de forma descritiva e exploratória, a estimação de custos e formação de preços para a exportação de cafés especiais, por meio de um estudo de caso na cooperativa Sancoffee. Como contextualização da pesquisa são apresentados: os fatores que contribuíram para o avanço do café especial em Minas Gerais, a estrutura do mercado no Brasil e as estratégias mercadológicas utilizadas neste mercado. Por meio da estimação de custos são identificados os custos logísticos e os custos de comercialização para a exportação de cafés especiais. Com a utilização de técnicas da pesquisa qualitativa, descreve-se o processo decisório de formação de preço dos cooperados que comercializam o produto e realiza-se a identificação dos fatores que agregam valor ao café especial para a formação de preço à exportação. Como produto desta dissertação apresenta-se um sistema de apoio à decisão que foi desenvolvido para ser um instrumento no processo de estimação de custos e formação de preço do café especial para a comercialização internacional. O sistema de apoio à decisão integra as informações obtidas na pesquisa e representa uma evolução no sistema de informação da cooperativa Sancoffee.Item Fatores que comprometem a adoção de tecnologia de informação em empresas cafeeiras(Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2005) Santos, Marcos Eduardo dos; Jesus, José Carlos dos SantosIntroduction of information technology to coffee producers have been difficult throughout the years. This study intends to identify factors that compromise adoption of the information technology with coffee producers. There were six study objects located in the region Sul de Minas that adopted two information systems. This study was carried out in three stages: 1) revision on adoption and resistance of technology and consolidation of the theoretical analysis model; 2) observations, documentary analysis and interviews with technology supervisor and the general director; 3) interviews with marketing, financing and human resources directors. After comparison of the studied cases it was concluded that: the factors that compromised the adoption process can be summarized as financial limitations, low education level of computer operators, lack of technological resources, incompatibility of schedules between instructor and computer operators, software complexity, work contract failure, substitute of computer operators and instructors during the implementation.Item Impactos da certificação Utz Kapeh no sistema de informação e na gestão de duas empresas produtoras de café, no sul de Minas Gerais(Universidade Federal de Lavras, 2008-07-30) Martinez, João Roberto Lo Turco; Jesus, José Carlos dos SantosO objetivo deste trabalho foi apontar os impactos da certificação do café nos sistemas de informação, nas pessoas, na gestão e na competitividade de duas empresas rurais produtoras de café que passaram pelo processo de certificação Utz Kapeh, bem como apontar os impactos das mudanças no sistema de informação dessas empresas nas pessoas, na gestão e as vantagens/desvantagens dessas alterações, na perspectiva de seus gerentes. Para isso, foram utilizadas técnicas analíticas e de análise de conteúdo. Dos resultados, fica evidente que conseguir a certificação Utz Kapeh é uma vantagem pelo fato de ajudar a empresa a ter uma gestão mais profissional. O uso de um sistema de informação para viabilizar e organizar o processo de rastreabilidade é um dos aspectos que mais contribui para a melhora na gestão. No entanto, adotar a certificação não garante preços diferenciados. Deste estudo, extraiu-se um modelo, no qual se evidenciam um maior impacto da certificação na gestão das organizações e a importância de uma rede (cooperativa), como forma de obter um preço diferenciado pelo café certificado e aumentar a competitividade. Apontam-se também as mudanças relacionadas às pessoas e ao sistema de informação.Item Impactos da certificação Utz Kapeh no sistema de informação e na gestão de duas empresas produtoras de café, no Sul de Minas Gerais(Universidade Federal de Lavras, 2008-07-30) Martinez, João Roberto Lo Turco; Jesus, José Carlos dos SantosO objetivo deste trabalho foi apontar os impactos da certificação do café nos sistemas de informação, nas pessoas, na gestão e na competitividade de duas empresas rurais produtoras de café que passaram pelo processo de certificação Utz Kapeh, bem como apontar os impactos das mudanças no sistema de informação dessas empresas nas pessoas, na gestão e as vantagens/desvantagens dessas alterações, na perspectiva de seus gerentes. Para isso, foram utilizadas técnicas analíticas e de análise de conteúdo. Dos resultados, fica evidente que conseguir a certificação Utz Kapeh é uma vantagem pelo fato de ajudar a empresa a ter uma gestão mais profissional. O uso de um sistema de informação para viabilizar e organizar o processo de rastreabilidade é um dos aspectos que mais contribui para a melhora na gestão. No entanto, adotar a certificação não garante preços diferenciados. Deste estudo, extraiu-se um modelo, no qual se evidenciam um maior impacto da certificação na gestão das organizações e a importância de uma rede (cooperativa), como forma de obter um preço diferenciado pelo café certificado e aumentar a competitividade. Apontam-se também as mudanças relacionadas às pessoas e ao sistema de informação.Item Processos de informatização da colheita de café em uma empresa agrícola(Universidade Federal de Lavras, 1998-04) Jesus, José Carlos dos SantosO presente trabalho teve como objetivos descrever o processo de desenvolvimento e implantação do software denominado Sistema de Gerência da Colheita de Café, enfatizando principalmente a importância da participação dos usuários em suas fases de desenvolvimento e as transformações provocadas nas rotinas de gerenciamento da colheita. Trata-se de uma discussão sobre o uso de novas tecnologias de informática e seus impactos no setor agropecuário e, em especial, no setor cafeeiro. A abordagem cooperativa mostrou-se capaz de produzir um sistema que atendesse às expectativas e necessidades dos usuários, o que confirma as colocações de Greenbaum e Kyng (1991) e Bodker et al. (1991). Etrtre as transformações provocadas pelo programa destacam-se: aumento da produtividade do trabalho de colheita, redução dos custos da colheita, aumento do nível geral de informações, pela determinação do rendimento de "turmas", de trabalhadores dentro de "turmas", do custo de colheita em cada lavoura, etc., além da redução da quantidade de pessoal de escritório necessário ao controle da colheita.