Navegando por Autor "Rosado, Patrícia Lopes"
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Item Avaliação das tecnologias de informação de preço, previsão de safra e mercado de café no contexto da desregulamentação: sugestões de ajustes e reformulações(2003) Rezende, Alberto Martins; Rosado, Patrícia Lopes; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do CaféO agronegócio de café no Brasil é uma atividade secular. Acumulou e desenvolveu, nesse tempo, um "know how" comercial e operacional apto a produzir e transferir volumosas safras de café para os mercados interno e externo. No entanto, a rigidez estrutural na organização das instituições nos diversos níveis do mercado introduziu várias imperfeições na comercialização do produto. Uma delas refere-se à falta de um sistema de informações de mercado mais apropriado, capaz de antecipar e promover mudanças segundo o compasso do mercado, que prioriza, atualmente, a qualidade sobre a quantidade. O agronegócio café convive com informações de mercado pouco precisas, fazendo persistir a atmosfera de instabilidade com a qual já se acostumou. O objetivo principal dessa pesquisa é avaliar os sistemas e as tecnologias utilizadas pelas fontes de informação de preço, previsão de safra e mercado de café. As análises basearam-se nos fundamentos teóricos da informação de mercado e na tecnologia da informação. Como procedimento, delineou-se um modelo analítico-estatístico para análise da previsão de safra e elaborou-se questionários e roteiros de entrevistas estruturados para a busca de informações complementares. Os resultados mostram que os sistemas de informação de preço e mercado, apesar de tecnologicamente avançados, são, no entanto, pouco efetivos, especialmente para os segmentos da produção e consumo. A previsão de safra é de pouca confiabilidade e pouco conhecimento, exceto dos segmentos mais informatizados. O surgimento do sistema de previsão oficial tem conferido maior credibilidade à mesma. A pequena efetividade dos sistemas e das tecnologias de informação no mercado de café avaliados nesse estudo permite as seguintes recomendações: uso mais intenso e repetido da televisão e jornais como meios de divulgação de informações do mercado do café; reformulações no formato da informação de mercado pela internet; maior transparência das metodologias utilizadas pelas empresas que fazem previsão de safra; maior padronização e formatação mais adequada da informação de preço e mercado de café, principalmente visando cafeicultores e consumidores de café.Item Mudança na produtividade dos fatores de produção da cafeicultura nas principais regiões produtoras do Brasil(Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural, 2005) Gomes, Marília F. Maciel; Rosado, Patrícia LopesNeste trabalho, estudam-se a transformação no comportamento produtivo da cafeicultura e as relações existentes no mercado de fatores nos Estados de Minas Gerais e São Paulo, no período de 1975 a 2001. Especificamente, avalia-se a sensibilidade do uso dos insumos a alterações nos preços, assim como a interdependência no mercado dos fatores produtivos. Para tanto, utilizou-se a elasticidade de substituição de Allen. As despesas com insumos e mão-de-obra apresentaram as maiores parcelas dos custos operacionais unitários de produção em Minas Gerais e São Paulo. Em relação à substitutibilidade/complementaridade entre os fatores em Minas Gerais, nota-se que havia relação de complementaridade entre aluguel da terra e operações com máquinas, terra e mão-de-obra, e entre máquinas e insumos, e relação de substitutibilidade entre os demais fatores. Já no Estado de São Paulo, observa-se que os fatores aluguel da terra e mão-de-obra foram complementares e os demais substitutos entre si.