Navegando por Autor "Santos, Dione Fraga dos"
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Item Estrutura, conduta e desempenho do mercado exportador brasileiro de café cru em grãos e de café solúvel(Universidade Federal de Viçosa, 1996) Santos, Dione Fraga dos; Aguiar, Danilo Rolim Dias de; Universidade Federal de ViçosaA atividade cafeeira foi, ao longo do tempo, a principal fonte de receitas cambiais do Brasil. Aos poucos, foi suplantada por setores industriais e, apenas nos anos 80, pelo complexo agroindustrial da soja. Em 1995, as exportações do segmento cafeeiro responderam por 5,22% do valor total, exportado pelo País. Por ser uma atividade, em grande parte, voltada ao mercado externo, o complexo exportador de café em grão e de café solúvel é afetado pelas alterações, nas regras no mercado internacional do café, e também pelas práticas protecionistas de alguns países consumidores. Está, ainda, exposto aos padrões de consumo externo e à prática competitiva das grandes corporações internacionais, que dominam os mercados da Europa e dos EUA. Este estudo pretende analisar a estrutura e a conduta das empresas exportadoras de café em grão e de café solúvel, buscando um maior entendimento a respeito dos indicadores de desempenho do mercado cafeeiro. Utilizaram-se medidas de estrutura, especialmente as de concentração, como os índices parciais, relacionados com as quatro e as oito maiores empresas exportadoras de café em grão e de café solúvel, e o índice de Herfindahl-Hirschman. A análise desses índices mostrou que as empresas exportadoras de café em grão configuram uma estrutura pouco concentrada. Já as que exportam o café solubilizado formaram mercado mais concentrado. Paralelamente, nos dois mercados, houve a presença de intensa modificação de posição entre as empresas, evidenciando uma possível desorganização do setor. Os indicadores de desempenho, mais precisamente, as parcelas relativas do exportador, do produtor e do atacadista estrangeiro, para ambos os produtos, mostraram que o segmento mais afetado foi o do exportador brasileiro, que presenciou, durante o período analisado, persistente perda de participação. Alguns aspectos da conduta das empresas, no mercado exportador de café, podem ser ressaltados, como a verticalização de produção, promovida por algumas cooperativas produtoras de café, bem como o início de contratos de transferência tecnológica para as indústrias de café solúvel. Conclui-se que o segmento exportador de café, no Brasil, ressente-se de um maior comprometimento de seus agentes econômicos, no tocante à busca de competitividade. Esta busca inclui maiores investimentos nos processos produtivos, de gerenciamento e de estratégias, em nível das empresas exportadoras, visando à obtenção de economias de escala. Além disso, faz-se necessário implementar campanhas publicitárias institucionais, ou não, que colaborem na conquista de novos nichos de mercado e que fortaleçam o produto brasileiro, nos mercados já estabelecidos anteriormente.