Revista de Administração de Empresas

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    Cocriação de valor na cadeia do café especial: o movimento da terceira onda do café
    (Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo, 2018) Boaventura, Patricia Silva Monteiro; Abdalla, Carla Caires; Araújo, Cecilia Lobo; Arakelian, José Sarkis
    O Brasil participa em aproximadamente 29% da exportação mundial de café, sendo 15% de “café especial”. A maior parte da exportação é composta por café commodity, influenciando a orientação da cadeia de valor por um paradigma de troca. Esse cenário tem mudado com a introdução de cafeterias especializadas, cápsulas para consumo domiciliar e demanda por um produto mais artesanal. Um paradigma de criação de valor ao longo da cadeia passa a impulsionar processos de produção, com objetivo não apenas de diferenciação por meio de grãos e processos superiores, mas também de experiências únicas construídas. Este artigo foi desenvolvido por meio de análise de conteúdo de 15 anos de notícias de dois jornais brasileiros. Além disso, foram entrevistados proprietários de cafeterias, produtores de café, cooperativas, intermediários e reguladores. Concluímos que a cadeia de valor passa por desafios para atingir uma mudança com objetivo de maior geração de valor em uso para todos os envolvidos.
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    The taste transformation ritual in the specialty coffee market
    (Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo, 2017) Quintão, Ronan Torres; Brito, Eliane Pereira Zamith; Belk, Russell W.
    Although the consumer culture field has addressed the role of ritual processes in consumption, no research has yet identified how connoisseur consumers, through ritual practices, establish and manipulate their distinction from other consumers. Drawing on key concepts from ritual theory, this research addresses the role played by ritual in connoisseurship consumption and consumers’ taste. In conducting an ethnographic study on connoisseurship consumption, the first author immersed himself in the North American specialty coffee context—Toronto, Montreal, Seattle, and New York—from August 2013 to July 2014. He used long interviews and participant observation to collect data, which was then interpreted using a hermeneutic approach. We introduce the taste transformation ritual, theorizing the process that converts regular consumers into connoisseur consumers by establishing and reinforcing differences between mass and connoisseurship consumption. We develop a broader theoretical account that builds on consumption ritual and taste formation.