Embrapa - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito de clones de café conilon BRS ouro preto e adubação na infestação de bicho-mineiro (Leucoptera coffeella)
    (Embrapa Rondônia, 2012-08) Costa, José Nilton Medeiros; Azevedo, Tiago Araújo de; Júnior, José Roberto Vieira; Rocha, Rodrigo Barros; Ramalho, André Rostand; Marcolan, Alaerto Luiz
    A cultura do café está sujeita ao ataque de diversas pragas, as quais dependendo, principalmente, das condições climáticas, sistemas de cultivo e desequilíbrio biológico, podem causar danos consideráveis, prejudicando o desenvolvimento e produção da planta. Dentre estas pragas, destaca-se o bicho-mineiro, Leucoptera coffeella (Guérin-Mèneville,1842) (Lepidoptera: Lyonetiidae). O objetivo do trabalho foi quantificar o nível de infestação do bicho-mineiro, nos terços inferiores, médios e superiores, em clones distintos de café Conilon submetidos a três níveis de adubação. O trabalho foi realizado no campo experimental da Embrapa Rondônia. A área experimental foi composta por 15 clones. Foram amostradas quatro plantas de cada parcela experimental, de uma fileira de dez plantas. Foi retirada uma folha do terceiro par de folhas de uma rama escolhida ao acaso de cada face da planta dos terços inferior, médio e superior. Verificou-se a existência de variância significativa somente para interação adubação x clones para as variáveis número de folhas lesionadas em todos os terços do cafeeiro (inferior, médio e superior) e porcentagem de lesões por folha no terço médio de planta atacada por bicho-mineiro. Os clones submetidos à adubação, M703 e M155, foram menos afetados pelo bicho-mineiro, diferindo estatisticamente dos demais. O número médio 0,58 e 0,38 de folhas lesionadas no terço superior dos clones M703 e M155, corresponde a 7,25% e 4,75%, respectivamente, de folhas atacadas pela praga nesta posição da planta. O bicho-mineiro ocorreu em todos os clones de café Conilon avaliados, independentemente de terem sido adubados ou não. Os clones só responderam diferencialmente entre si quando foram adubados. Nesta condição os clones M703 e M155 apresentaram infestação de bicho-mineiro abaixo do nível de controle.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Flutuação de infestação da broca-do-café (Hypothenemus hampei, Ferrari) em Rondônia
    (Embrapa Rondônia, 2002-12) Costa, José Nilton Medeiros; Teixeira, César Augusto Domingues; Ribeiro, Paulina de Araújo; Silva, Rachel Barbosa da; Silva, Damião Alves da
    O trabalho objetivou avaliar a flutuação da broca-do-café em Rondônia. Foram selecionados três plantios distintos, nos Municípios de Rolim de Moura, Ouro Preto do Oeste e Machadinho do Oeste, apresentando área superior a 3 ha, e onde não era efetuado o uso de agrotóxicos para controle de pragas e doenças. As amostragens tiveram início em setembro/99, sendo realizadas mensalmente, pelo método da “contagem integral” (CATIE, 1997). Na safra 1999/2000, as variações de infestação entre os diferentes Municípios foram pequenas ao longo do período de avaliação. A partir do mês de março, constataram-se infestações superiores a 3%. No período da colheita (maio/2000), as infestações variaram de 33,59 a 40,87%. Na safra 2000/2001, infestações superiores a 3% foram verificadas a partir de janeiro. Verificou-se que as infestações atingiram níveis, em abril/2001, variando de 7,97 a 29,63%. A infestação relativa à safra 2001/2002, meses de outubro a dezembro de 2001, foi mais acentuada em outubro, no Município de Rolim de Moura, enquanto que nos demais Municípios avaliados, estabilizou-se abaixo do nível de controle (> 3 a 5%). No mês de maio/2002, em todos os municípios, a infestação situou-se no nível de controle, sendo mais elevada em Rolim de Moura, onde atingiu 56,11%.