A Lavoura

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 8 de 8
    Item
    Importância do café no comércio exterior brasileiro
    (1971)
    “Analisando-se as estatísticas de comércio exterior, verifica-se que até uma época relativamente recente (1953), a receita da exportação de café representava mais de 70% da receita total das exportações brasileiras. [...] o Brasil conseguiu fazer decrescer essa dependência externa, passando de mais de 70% em 1953 para pouco mais de 37% em 1969 e 35% em 1970.”
    Café: o Brasil na OIC
    (1970-03)
    “ O Presidente do Instituto Brasileiro do Café, ao regressar, a 19 de março, de sua viagem a Londres, onde participou da reunião da Organização Internacional do Café, que se encerrou sem chegar a conclusões, fez à imprensa importantes declarações.”
    Item
    Cafeicultura tem crédito rural adequado
    (1975-05)
    “Visando consolidar a atual fase de renovação e revigoramento de cafezais, no sentido de obter, a curto e médio prazo, uma adequação da oferta de café, o Conselho Monetário Nacional aprovou, em 31 de maio de 1974, o Plano de Renovação e Revigoramento de Cafezais 74/75, para dar continuidade aos Programas de Crédito em andamento, ajustando os estímulos às condições econômicas vigentes no meio cafeeiro.” [...]
    Café: lendas
    (1969-11)
    “Quando faltam prescrições históricas, prevalecem as fábulas. O café não podia fazer exceção a regra e tem as suas lendas. Dentre elas, a mais repetida é a de um pastor árabe de nome KALDI. [...] Outra lenda muito espalhada é a do Sheik Omar que, tendo tido dissensões, com os seus superiores, foi exilado no deserto, em Ousab, na Arábia. [...] Tentaram-lhe as lindas bagas de um arbusto. Comendo-as, o Sheik Omar como que renasce à vida”
    Produtividade cafeeira
    (1959-07) Torres Filho, Arthur
    “A visão panorâmica da situação econômica-financeira do que o Brasil, com seus reflexos no custo da vida, está a indicar que, em consequência do desequilíbrio da lavoura cafeeira, principalmente com a queda da produtividade e as lavouras deficitárias, como acontece em São Paulo, o Brasil foi levado ao regime inflacionário e perdeu o equilíbrio econômico. A perda do café como riqueza nacional, sem a restauração cafeeira pela produtividade dentro de bases racionais, constitui ameaça permanente à estabilidade de toda a economia brasileira com consequência sociais imprevisíveis.”
    Item
    Precisamos de uma política para o café
    (1955-11) Torres Filho, Arthur
    “No começo deste século (1900 a 1904) já exportávamos 12.55.000 sacas anuais e nossos concorrentes uma média anual de 3.850.000 sacas. Isso significa que, para um mercado mundial consumidor de 16.460.000 sacas, o Brasil contribua com nada menos de 76,5%. Era de se esperar, com o aumento crescente do consumo mundial que se eleva hoje a cerca de 43 milhões de sacas, das quais os Estados Unidos absorvem mais de 20 milhões de sacas, das quais os Estados Unidos absorvem mais de 20 milhões, que o Brasil concorresse para o consumo mundial com o mínimo de 50%. Isso prova que no começo do século o Brasil era o supridor do mercado mundial de café; e esse fato econômico deve ser evidenciado para que tracemos uma política do café que se baseia na iniciativa particular e no associativismo. Os processos adotados no cultivo de café devem obedecer à técnica agronômica que vise produzir bom e barato.”
    Item
    Importantes conclaves para um amplo debate sôbre a economia cafeeira
    (1954-01) Silveira, Geraldo Goulart
    “Realizaram-se em Curitiba, capital do Estado do Paraná, no período de 14 a 21 de Janeiro de 1954, três importantes conclaves para um amplo debate sobre a economia cafeeira e problemas básicos da cafeicultura: 1 – A Reunião Cafeeira Nacional Preparatória, integrada pelos delegados das diferentes associações e entidades nacionais; 2 – A V Conferência Pan-Americana de Café, integrada pelos delegados dos países americanos; 3 – O I Congresso Mundial do Café, integrado pelos delegados dos países produtores e consumidores de café.”
    Item
    As geadas no Brasil e os preços do café
    (1954-08) Aaker, John R.
    Durante os 250 anos em que o café tem sido cultivado no Brasil, as safras sofreram os efeitos periódicos das geadas. Segundo os dados existentes, relativos às mais recentes geadas, os efeitos têm sido variáveis em cada caso, tanto sobre as safras como sobre os preços do café.