UFRRJ - Dissertações
URI permanente para esta coleçãohttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/3345
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Item Construção interdisciplinar de conhecimentos através de um projeto agroflorestal no Instituto Federal do Espirito Santo - Campus de Alegre (ES)(Instituto de Agronomia - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2011-11-25) Paiva, Mauricio; Sanchez, Sandra BarrosEsta pesquisa teve por objetivo analisar e avaliar se um projeto agroflorestal, utilizado como uma estratégia de ensino junto à disciplina de Viveiricultura, contribuiu na organização e articulação do conhecimento entre as diferentes disciplinas que compõe o curso Técnico em Agropecuária IFES-Campus de Alegre sob uma ótica interdisciplinar. A pesquisa envolveu alunos de três turmas do primeiro ano que optaram em participar do projeto. Para realização da pesquisa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados dois questionários semi estruturados aplicados após a realização das atividades envolvendo o método de projetos de trabalho. A primeira parte da pesquisa revelou que a grande maioria dos alunos entende a importância da articulação entre as diferentes disciplinas e a relevância dessa articulação, apesar dela não acontecer na prática, para sua formação profissional. Apontou ainda que não há por parte dos docentes a necessária preocupação em contextualizar o conhecimento, bem como inter-relacionar este com as outras disciplinas. No segundo questionário, com a implantação do projeto, verificou-se uma mudança na conduta do aluno em relação ao processo de ensino e aprendizagem, notadamente pela intensificação da participação nas atividades, pela autonomia e flexibilidade alcançadas e, sobretudo pelo caráter inovador da estratégia de ensino em relação ao modelo tradicional. O trabalho com projeto agroflorestal, por globalizar as informações e por suas características interdisciplinares, aproximou as disciplinas, principalmente as do ensino profissional, melhorando o processo de articulação disciplinar, minimizando a fragmentação do conhecimento e a histórica dicotomia teoria/prática. O projeto, pela sua dinâmica e inovação, provocou de certo modo uma mudança na prática docente em sala de aula e no campo, refletida satisfatoriamente em alguns aspectos importantes, tais como: melhor relação entre teoria e prática, maior contextualização do conhecimento, maior articulação entre as disciplinas, desenvolvimento da criatividade do aluno, avanços nas relações entre o professor e o aluno e por último proporcionou ao aluno autonomia para a resolução de problemas.Item Ecologia de Solenopsis invicta Buren (Hymenoptera: Formicidae) em um agroecossistema diversificado sob manejo orgânico(Instituto de Florestas - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2007-04) Almeida, Fábio Souto de; Queiroz, Jarbas Marçal deSolenopsis invicta Buren (Hymenoptera: Formicidae) (formiga-lava-pé), espécie nativa da América do Sul, hoje ocorre na América Central, América do Norte e Oceania. A espécie é considerada uma praga importante devido às altas densidades populacionais, agressividade e à sua picada desagradável, podendo provocar reações alérgicas. A espécie pode também eliminar competitivamente outras espécies de formigas. No entanto, devido ao fato de ser consumidora de outros artrópodes, S. invicta está entre os predadores mais ativos e abundantes em muitas culturas. Entre os inimigos naturais de S. invicta estão as moscas parasitóides do gênero Pseudacteon Coquillett (Diptera: Phoridae), que são candidatas ao uso como agentes de controle biológico onde S. invicta é invasora. Este trabalho objetivou determinar a distribuição espacial dos ninhos de S. invicta em um agroecossistema diversificado sob manejo orgânico, e avaliar a influência de alguns fatores abióticos (pH, densidade do solo, temperatura e umidade do solo e do ar) sobre a densidade populacional da espécie; a influência de sua densidade populacional sobre a riqueza de espécies de outras formigas; e analisar a influência de alguns fatores bióticos e abióticos sobre a abundância de moscas Pseudacteon que parasitam S. invicta. O estudo foi realizado em quatro parcelas de 3.500 m 2 , compostas por glebas cultivadas com diferentes espécies vegetais, no Sistema Integrado de Produção Agroecológica (SIPA), Seropédica-RJ, Brasil. A distribuição dos ninhos de S. invicta foi significativamente agregada. A densidade populacional de S. invicta relacionou-se com as temperaturas do solo e do ar. Não houve relação significativa entre a densidade de S. invicta e o número médio de espécies de outras formigas. Quando ninhos de S. invicta foram perturbados, coletou-se quatro espécies de parasitóides do gênero Pseudacteon, sendo que Pseudacteon obtusus Borgmeier foi a mais abundante e freqüente, seguida por Pseudacteon litoralis Borgmeier, Pseudacteon tricuspis Borgmeier e Pseudacteon solenopsidis Schmitz. Essas espécies apresentaram diferentes padrões de atividade diurna. Um número maior dos parasitóides das espécies P. litoralis e P. obtusus foi coletado sob temperaturas mais amenas, ou seja, temperaturas elevadas diminuíram a atividade dessas moscas. Ninhos maiores atraíram maior número de parasitóides de todas espécies.