SPCB (09. : 2015 : Curitiba, PR) – Resumos Expandidos

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    Aplicativo web para estimativa do tamanho de parcela experimental
    (Embrapa Café, 2015) Santos, Tamiris Aparecida dos; Alves, Arian; Azevedo, Mateus Carvalho; Alves, Fábio Junior; Campos, Katia Alves
    O objetivo do trabalho foi simplificar a realização de ensaios em branco por meio de um aplicativo web que determina o tamanho de parcelas utilizando o método da máxima curvatura modificado, proposto por, Meier e Lessman (1971). O ensaio em branco é um método fundamental para investigar o tamanho mínimo de parcelas com o propósito de reduzir erro experimental sem se basear apenas no empirismo. Na cultura do café definir o tamanho de parcela é um problema recorrente. Os trabalhos de pesquisa em campo realizados com essa cultura são feitos abrangendo ambientes bastante diversos e por isso, muitas vezes, a heterogeneidade das condições locais leva à obtenção de erros experimentais elevados, o que dificulta a comprovação de diferenças, caso elas existam, entre os tratamentos avaliados, reforçando a importância da execução de ensaios em branco para essa cultivar. Para a apresentação do aplicativo web, utilizou-se parte dos dados de Ciprianio et al. (2013) relativos à produtividade do cafeeiro cultivar Topázio MG 1190 em um tamanho de ensaio em branco 5x12. A utilização do aplicativo web mostrou-se válida, pois proporcionará a disseminação da metodologia da determinação do tamanho de parcela de forma prática e facilitará a realização da etapa de cálculos em experimentos.
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    Comunicação e aprendizagem de tecnologicas na cafeicultura
    (Embrapa Café, 2015) Cornélio, Vanda Maria de Oliveira; Resende, Gláucia Fernanda; Pelegrini, Djalma Ferreira; Silva, Isabela Correa Lasmar Marques da; Oliveira, Caio Martini de; Pereira, Bruno Botelho; Lima, Vandimilli Araujo; Lima, Grasiely Aparecida dos Anjos
    O Brasil mantém uma posição de destaque como maior produtor e exportador mundial de café e Minas Gerais como o estado maior produtor de café do país A pesquisa foi realizada na mesorregião Sul / Sudeste de Minas Gerais entre os anos de 2011 e 2014, por meio de entrevistas com roteiros previamente estruturados, durante os eventos de café promovidos pela EPAMIG Sul de Minas ou com sua participação. O objetivo foi avaliar como os produtores rurais tomam conhecimento das inovações tecnológicas desenvolvidas na agropecuária e qual a melhor forma de aprendizagem desta tecnologia.
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    Roda de conversa sobre a cafeicultura em Rondônia: diálogo entre pesquisa e comunicação para a divulgação científica
    (Embrapa Café, 2015) Oliveira, Vânia Beatriz Vasconcelos de; Silva, Renata Kelly da
    O projeto “Mídia Café” foi criado pela Embrapa Rondônia com o objetivo de fornecer aos produtores de café e técnicos da extensão rural de Rondônia, informações organizadas em um centro integrado de mídias. Dentre as atividades, foi realizada uma oficina de produção de programa de rádio para divulgação da cafeicultura, envolvendo acadêmicos de Comunicação Social da Ulbra (Ji-Paraná, RO). O objetivo foi promover a interação entre técnicos e alunos e trocar conhecimentos sobre o café, para a elaboração de pautas radiofônicas e entrevistas. Usando a metodologia da Roda de Conversa e considerando os princípios teóricos da comunicação dialógica em Bakhtin, obteve-se e discute-se neste trabalho informações que colaboram para a elaboração de produtos de comunicação para o público consumidor.
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    Uma abordagem de gênero no universo da pesquisa sobre café
    (Embrapa Café, 2015) Arzabe, Cristina; Hana, Ricardo Abu
    Muitos estudos relativos à dinâmica das relações de gênero foram realizados considerando o mundo acadêmico e o universo da pesquisa científica no Brasil, como por exemplo, no campo da computação, química, física, biologia, saúde e geografia. Visando uma análise de gênero no âmbito da pesquisa científica direcionada ao tema café, foram analisados dados extraídos do Sistema de Gestão Administrativa do Programa de Pesquisa do Consórcio Pesquisa Café - Sisgap, em relação aos pesquisadores e aos bolsistas, considerando dados do período entre 2006 e 2014. Os resultados encontrados corroboram aqueles da literatura no que tange à liderança de projetos de pesquisa (Planos de Ação - PAs), onde há mais líderes do sexo masculino que feminino (em média 70% dos projetos são coordenados por homens), assim como mais acesso às bolsas de maior valor, destinadas aos profissionais com vasta experiência (em média 90% destas bolsas são destinadas ao público masculino). Por outro lado, destaca-se a predominância do público feminino no que tange às bolsas destinadas aos mestres e doutores, durante todo o período considerado, com aumento percentual expressivo de bolsas destas modalidades concedidas às mulheres no ano de 2014. Este quadro permite sugerir um cenário futuro onde os projetos serão coordenados por um número maior de mulheres, tendendo a uma maior simetria de gênero, assim como no que se refere às bolsas destinadas aos profissionais com mais experiência. Finalmente, verifica-se que os coordenadores de PAs de sexo masculino orientam mais bolsistas de sexo masculino (padrão ‘ele para ele’), e as coordenadoras de PAs de sexo feminino orientam mais bolsistas de sexo feminino (padrão ‘ela para ela’), havendo maior discrepância de gênero no conjunto de PAs orientados por mulheres. Uma vez que há menos PAs coordenados por mulheres, essa discrepância pode explicar a simetria de gênero encontrada nas bolsas, quando realizada a análise considerando todas as bolsas em conjunto. No caso do público feminino, esta tendência pode estar ocorrendo tanto por uma escolha (consciente ou inconsciente) das coordenadoras, quanto devido à maior oferta de mulheres para serem bolsistas nas modalidades onde este público prevalece.