UNB - Dissertações
URI permanente para esta coleçãohttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/11419
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Item Construção de mercados para a agricultura familiar: a experiência dos agricultores familiares produtores de café orgânico em Minas Gerais(Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - Universidade de Brasília, 2011-09-21) Laverde, Nathalia Andrea Jiménez; Balestro, Moisés VillamilEsta dissertação analisa o processo de construção de mercado com o objetivo de entendê-lo, conhecer quais são os atores que intervieram e as principais características da formação da formação. A inserção de agricultores familiares em mercados de qualidade, como o café orgânico, converteu-se em uma oportunidade de desenvolvimento econômico. A dissertação foi um estudo de caso dos produtores de café orgânico na região de Poço Fundo, localizada no Sul de Minas Gerais. Dado o pequeno tamanho das propriedades da região e dadas as características montanhosas do relevo, os produtores ficaram impossibilitados de concorrer no mercado de café convencional caracterizado devido ao predomínio de commodities, à mecanização nas lavouras e ao barateamento do produto. Para a fundamentação teórica foram estudados conceitos da sociologia econômica, identificando como fundamentais para o desenvolvimento do trabalho o entendimento do mercado como rede social e o desenvolvimento das relações de confiança. Encontrou-se na região um estreitamento das relações formadas principalmente pelos laços fortes criados na Igreja Católica, fundamentais para a construção do mercado na região, ao converter tais relações sociais em uma relação de mercado por meio da criação da associação de pequenos produtores e, depois, por meio da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (COOPFAM). A cooperativa converteu-se na possibilidade de exportação do café orgânico para os produtores familiares com pequenas propriedades da região devido às exigências do consumidor externo de certificação dos produtos, como também, aos altos custos que ela implica; e à não existência de um mercado interno significativo. Esta dissertação possibilita a identificação, ao contrário da visão neoclássica, de que os mercados são afetados pelas ações e relações sociais em que estão inseridos. Devido ao fato de os atores econômicos atuarem não somente com o interesse econômico, suas atuações são também determinadas pelas dinâmicas das estruturas sociais nas quais estão inseridos.Item Desenvolvimento territorial, história, cultura e tradição: os caminhos do café em Alto Paraíso (GO)(Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - Universidade de Brasília, 2008-02-20) Campos, Jurema Iara; Valente, Ana Lúcia Eduardo FarahO presente estudo tem por objetivo analisar a forma como os habitantes de Alto Paraíso de Goiás estão buscando alternativas para a geração de renda e o desenvolvimento sustentável do município. Para isso, efetua a análise a partir da implantação, pela Embrapa, de um projeto específico, relativo ao resgate da cultura agrícola tradicional do café. O município faz parte da região da Chapada dos Veadeiros e possui trajetória de busca de atividades produtivas que agreguem renda para sua população. A partir da colonização no século XVIII, a mineração e as atividades agrícola e pecuária foram as que mais se desenvolveram na região até que sua vocação produtiva foi transformada, no início dos anos 1960, com a criação do parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e a inauguração de Brasília, iniciando-se a exploração do turismo. A partir do ano 2000, o fluxo de turistas decaiu devido a problemas relativos à saúde pública, acarretando na região estagnação da economia local e escassez de recursos financeiros. A partir da conjuntura de diversificação do mercado, produtores familiares do município despertaram para a existência, em suas terras, de um café que pode ser comercializado em nichos de mercado de cafés especiais, tais como de orgânicos e de origem definida. E buscaram, na Embrapa, o desenvolvimento de projeto relativo à implantação de cafeicultura orgânica para a agricultura familiar. Essa pesquisa se apoiou na perspectiva técnico-metodológica da Antropologia, que tem como linhas condutoras a exigência do trabalho de campo e o estudo de caso. Os resultados revelaram que a partir do desvelamento de valores, representados pela história, cultura e as tradições da região, é possível estabelecer uma estratégia mais eficiente de busca de mercado para o café, a partir da experiência revelada no próprio trabalho concreto e na cultura dos produtores. E que o desenvolvimento rural da região deve ser buscado a partir do desenvolvimento de atividades da nova ruralidade e da aplicação de uma abordagem territorial de desenvolvimento, de forma a potencializar as habilidades locais por meio da integração dos municípios que compõem o território.