UNB - Dissertações
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Item Sustentabilidade e cultura da qualidade na gestão da cadeia de suprimentos do café na região do Cerrado mineiro(Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - Universidade de Brasília, 2017-12-14) Silva, Warley Henrique da; Guarnieri, PatríciaA incorporação de práticas sustentáveis no gerenciamento de cadeias de suprimentos (CS) tem se tornado recorrente no ambiente empresarial, resultado de uma reflexão social quanto à necessidade de buscar novas alternativas de desenvolvimento. Em cadeias de suprimentos alimentares (CSA), além da incorporação de práticas sustentáveis, as transformações e tendências de consumo de alimentos enfatizam a valorização da presença de atributos da qualidade. Assim, a cultura da qualidade (CQ), entendida como o comprometimento de gestores e colaboradores com o processo da qualidade, passa a ter mais espaço e notoriedade nas organizações e em suas CS. Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo analisar os efeitos da adoção de práticas sustentáveis e da internalização da cultura da qualidade no âmbito da CS do café na Região do Cerrado Mineiro (RCM). Para tanto, este estudo, de natureza aplicada, apresenta uma abordagem qualitativa-quantitativa. Em um primeiro momento, realizaram-se duas revisões sistemáticas de literatura. Ademais, desenvolveu-se um estudo de caso com a utilização de questionários e de entrevistas semiestruturadas junto aos representantes dos elos da CS do café na RCM, os quais compreendem (i) cafeicultores, (ii) cooperativas e (iii) fundação. Complementarmente, fez-se o uso da pesquisa documental junto a relatórios de projetos fornecidos pelos membros supracitados. Pautando-se nas evidências resultantes da análise dos dados referentes à CQ na CS, foi possível vislumbrar que o estágio de desenvolvimento da cadeia foi elevado a patamares expressivos em termos de mercado, visto que os membros, de fato, internalizaram tais princípios em seus processos organizacionais e produtivos. Diversas práticas sustentáveis foram identificadas, as quais compreenderam três dimensões da sustentabilidade, muito embora tenha sido constatado um maior número de práticas com foco em questões ambientais, seguidas pelas sociais e, por fim, pelas econômicas. Desse modo, este estudo pode contribuir para a compreensão sistêmica da forma como a sustentabilidade e a CQ vêm sendo incorporadas e operacionalizadas na CS do café na RCM. Não obstante, percebeu-se que ainda existem lacunas de investigação acerca dessa temática em relação ao café, havendo, portanto, espaço para o desenvolvimento de outros estudos como forma de ampliar as discussões científicas e gerenciais neste campo de conhecimento.