Gestão & Produção

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    Dynamics of coffee output in Nigeria
    (Universidade Federal de São Carlos, 2022-10-07) Onwusiribe, Ndubuisi Chigozirim; Mbanasor, Jude Anayochukwu; Oteh, Ogbannaya Ukeh
    Coffee is a strategic cash crop for poverty reduction and economic growth in Nigeria, and it is consumed worldwide, making it a significant source of income at both the micro and macro levels. This study analysed the trends in ' 'Nigeria's coffee output and the short and long-run determinants of coffee output in Nigeria. A period of 38 years was considered and the data were sourced from the Food and Agriculture Organization, the World Bank and the International Coffee Organization. The linear trend and the Autoregressive Distributed Lag Model were instrumental in the data analysis. The trend analysis reveals that coffee output is decreasing, necessitating immediate action. Fertiliser use and land availability for farmers require extra attention in the short run because they are significant and had a positive impact on coffee output. In the long-run climate change, producer price and fertiliser use negatively impact the coffee farmers' output. The need to make land easily accessible to coffee farmers by amending land use regulations to ensure the conservation and expansion of farmlands is one of the most notable recommendations of this study.
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    Coordenação no mercado do café brasileiro: o desserviço da classificação por defeitos
    (Universidade Federal de São Carlos, 2014) Santos, Fabio Lyrio; Nantes, José Flávio Diniz
    O mercado do café brasileiro é coordenado por um mecanismo regulatório responsável pela padronização e classificação oficial dos lotes da produção nacional. O cerne do sistema de classificação são os deméritos das amostras, o que desprestigia a qualidade intrínseca dos cafés comercializados e compromete seu desempenho em preço. Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que estudou a tríplice inter-relação entre o sistema de classificação do café, os atributos de qualidade requeridos pela indústria e a remuneração do produto ao cafeicultor. Treze agentes da cadeia produtiva foram investigados: cinco cooperativas das principais regiões cafeeiras do país, cinco torrefadoras a elas associadas e três empresas intermediárias (traders) da região de Hamburgo, na Alemanha. Os resultados atestam a necessidade de intervenção na coordenação do mercado e revelam estratégias já implantadas pelo setor produtivo capazes de evidenciar melhor a qualidade dos lotes nas negociações, orientar melhor o sistema de pagamento e criar condições para melhor desempenho em preço do produto no mercado internacional.
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    Tendência, ciclos e sazonalidade nos preços spot do café brasileiro na NYBOT
    (Universidade Federal de São Carlos, 2007) Lamounier, Wagner Moura
    Pretendeu-se com este trabalho de pesquisa detectar a existência dos componentes estocásticos e/ou determinísticos de tendência, ciclo, e sazonalidade nos preços do mercado spot da principal commodity agrícola do Brasil: o café. A metodologia empregada referiu-se a análises no domínio do tempo (para a análise de tendência e sazonalidade) e análise no domínio da freqüência, também conhecida como análise espectral, para o estudo da presença de ciclos de preços. Os resultados encontrados mostram que a tendência existente nos preços do café se configurou como uma composição de tendências dos tipos determinística e estocástica. Com relação aos ciclos existentes nos preços do café, tem-se que a análise espectral para os dados conjuntos de toda a amostra (janeiro de 1946 a dezembro de 2000) confirmou a incidência de um ciclo de média duração, existente no intervalo de 22 a 44 meses. Em relação à análise da sazonalidade nos preços, observou-se que a mesma, enquanto um componente de influência no comportamento dos preços do café no mercado internacional, não é da forma determinística e regular, pelo contrário, é de natureza estocástica, variando em função do período do tempo.
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    Interfaces and changes in the institutionalization process of special coffee in Brazil
    (Universidade Federal de São Carlos, 2020) Carvalho, Josué Pires de; Arevalo, Jorge Luis Sanchez; Passador, João Luiz
    This study analyzes the importance of the geographical indication (GI) process and other efforts in favor of the institutionalization process of special coffee in Brazil. The study is justified by the fact that Brazil is a world reference in coffee production and in what refers to the special coffee production, the market is promising. The term special coffee has a connotation of a segment type where the quality and experience are privileged, this consumption being differentiated. The Northwest of Minas (MG), Alta Mogiana (SP) and Matas de Minas (MG) regions were chosen for the analysis, which are the most representative in the national scenario. The results show a positive advance in favor of the institutionalization process, in which the main agents involved play an important role, namely, the government, entrepreneurs and producers.