Boletins Técnicos

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/3354

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O nosso cafélino
    (Embrapa Acre, 1998-12) Pereira, Rita de Cássia Alves
    A Embrapa Acre vem priorizando o desenvolvimento de ações de pesquisa e desenvolvimento que permitam conciliar a necessidade de melhorar a renda e qualidade de vida das populações rurais, com o desenvolvimento econômico regional e a conservação dos recursos naturais. Dentro deste enfoque, ela busca aumentar a eficiência do uso das áreas já desmatadas através da diversificação e do aumento da produtividade e rentabilidade dos sistemas de produção agropecuária na Amazônia. O Café, por ser um produto de grande demanda no mercado regional, nacional e internacional, surge como uma opção para os pequenos produtores de base familiar da região. Variedades de café, (Coffea arabica e C. canephora), recomendadas pela Embrapa Acre têm alcançado produtividades entre 2.600 e 4.500 kg de café em coco/ha nas condições de clima e solo do Acre. Esta publicação tem como objetivo, promover a cafeicultura na Amazônia. O nosso Cafélino, é o personagem símbolo da cafeicultura moderna, com tecnologia, boa produtividade e rentabilidade. Ele vai nos contar a história do café e fornecer informações, ensinando aos pequenos agricultores como produzir o melhor café do mundo. Este manual somente foi possível graças ao trabalho de pesquisa e desenvolvimento e à criatividade da pesquisadora Rita de Cássia Alves Pereira. Judson Ferreira Valentim - Chefe Geral da Embrapa Acre.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Recomendações de linhagens e técnicas para o cultivo de café no estado do Acre
    (Embrapa Acre, 1996-06) Pereira, Rita de Cássia Alves; Bergo, Celso Luiz; Sales, Francisco de
    O trabalho avaliou 16 linhagens e, a partir do segundo ano (1991), foram avaliados os seguintes parâmetros: produtividade (kg/ha), altura, diâmetro e vigor das plantas. Com relação à avaliação de danos causados por pragas e doenças, as principais pragas encontradas foram o bicho mineiro (Perileucoptera coffeella) cochonilhas (Cocus viridis) e a broca do fruto (Hypothenemus hampei), sendo que as principais doenças foram a queima do fio (Pellicularia kolegora) e cercosporiose (Cercospora coffeicola).
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação econômica de três linhagens de café recomendadas para o estado do Acre
    (Embrapa Acre, 1996-12) Sá, Claudenor Pinho de; Pereira, Rita de Cássia Alves; Sales, Francisco de
    A cafeicultura, nos últimos anos, tem se tornado uma atividade de grande interesse entre os agricultores. Sua importância está relacionada ao aumento de emprego nos três setores da economia (campo, indústria e comércio), gerando renda e aumentando a arrecadação do Estado por meio dos impostos. Pereira (l996), recomendou três materiais promissores para o Acre: linhagem Icatú PR 182039-1 (H4782-7-788), linhagem Catuaí SH1 EP57c-260 e Conilon ES, selecionados a partir de trabalhos de introdução e avaliação de linhagens de cafeeiros, onde foram analisados aspectos agronômicos e de mercado como: produção, resistência e/ou tolerância às pragas ou doenças, e aceitação do produto no mercado. Considerando que as linhagens selecionadas foram analisadas apenas nos aspectos agronômicos e de mercado, realça-se a necessidade de estudos econômicos com bases tecnológicas preconizadas pela pesquisa. Assim, a análise da rentabilidade de cada linhagem permitirá identificar aquelas que apresentaram melhores índices de desempenho econômico, fato que complementará o estudo de introdução e avaliação de linhagens de cafeeiros, possibilitando ao produtor optar pela implantação daquelas capazes de melhor recuperar o capital investido.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Recomendações básicas para a cultura do cafeeiro no estado do Acre
    (Embrapa Acre, 1996-12) Pereira, Rita de Cássia Alves; Sá, Claudenor pinho de; Sales, Francisco de
    O café no Acre vem se constituindo uma das culturas permanentes de maior destaque, uma vez que está se tomando presente em quase todos os municípios do Estado. A maior área de cultivo no Estado abrange os municípios de Rio Branco, Sena Madureira, Brasiléia, Capixaba e Xapuri (IBGE,1994). O objetivo desse trabalho é fornecer informações técnicas sobre a cafeicultura e contribuir para a adoção das inovações tecnológicas, proporcionando aos interessados, subsídios para exploração da lavoura em bases técnicas e econômicas.