Boletins Técnicos

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/3354

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito de clones de café conilon BRS ouro preto e adubação na infestação de bicho-mineiro (Leucoptera coffeella)
    (Embrapa Rondônia, 2012-08) Costa, José Nilton Medeiros; Azevedo, Tiago Araújo de; Júnior, José Roberto Vieira; Rocha, Rodrigo Barros; Ramalho, André Rostand; Marcolan, Alaerto Luiz
    A cultura do café está sujeita ao ataque de diversas pragas, as quais dependendo, principalmente, das condições climáticas, sistemas de cultivo e desequilíbrio biológico, podem causar danos consideráveis, prejudicando o desenvolvimento e produção da planta. Dentre estas pragas, destaca-se o bicho-mineiro, Leucoptera coffeella (Guérin-Mèneville,1842) (Lepidoptera: Lyonetiidae). O objetivo do trabalho foi quantificar o nível de infestação do bicho-mineiro, nos terços inferiores, médios e superiores, em clones distintos de café Conilon submetidos a três níveis de adubação. O trabalho foi realizado no campo experimental da Embrapa Rondônia. A área experimental foi composta por 15 clones. Foram amostradas quatro plantas de cada parcela experimental, de uma fileira de dez plantas. Foi retirada uma folha do terceiro par de folhas de uma rama escolhida ao acaso de cada face da planta dos terços inferior, médio e superior. Verificou-se a existência de variância significativa somente para interação adubação x clones para as variáveis número de folhas lesionadas em todos os terços do cafeeiro (inferior, médio e superior) e porcentagem de lesões por folha no terço médio de planta atacada por bicho-mineiro. Os clones submetidos à adubação, M703 e M155, foram menos afetados pelo bicho-mineiro, diferindo estatisticamente dos demais. O número médio 0,58 e 0,38 de folhas lesionadas no terço superior dos clones M703 e M155, corresponde a 7,25% e 4,75%, respectivamente, de folhas atacadas pela praga nesta posição da planta. O bicho-mineiro ocorreu em todos os clones de café Conilon avaliados, independentemente de terem sido adubados ou não. Os clones só responderam diferencialmente entre si quando foram adubados. Nesta condição os clones M703 e M155 apresentaram infestação de bicho-mineiro abaixo do nível de controle.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Dinâmica populacional do bicho-mineiro (Perileucoptera coffeella) em cafeeiro no Distrito Federal
    (Embrapa Cerrados, 2001-06) Oliveira, Maria Alice Santos; Sampaio, João Batista Ramos; Gomes, Antônio Carlos
    Este trabalho foi conduzido em Planaltina-DF, para verificar a flutuação populacional do bicho-mineiro (Perileucoptera coffeella) no café variedade Mundo Novo . As avaliações foram realizadas quinzenalmente, coletando-se, ao acaso, folhas de café do terço inferior, médio e superior. Esse material, após coletado, foi encaminhado ao laboratório, onde se faziam as avaliações de: número de lesões por folha, lagartas vivas, mortas e percentual de infestação. Os resultados obtidos permitem concluir que a parte alta da planta é a mais preferida para a oviposição do bicho-mineiro; e a maior infestação, ocorre nos meses de junho a outubro, coincidindo com o período de menor precipitação pluviométrica, época em que se deve concentrar o controle da praga.