Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo

As mudanças no jogo competitivo induzem as empresas a pôr-se em discussão e amadurecer novas competências. Um elemento relevante no caso da Illycaffè, líder de qualidade em café expresso, consiste na capacidade da empresa de redefinir e renovar os próprios recursos e as relações estratégicas, para perseguir simultaneamente os objetivos de qualidade de produto e de inovação do processo produtivo. As redes de relações e os investimentos em P&D permitem crescimento rápido e maior eficácia nas “manobras estratégicas” da empresa.

Estratégias, Competências distintivas, Alavancagem de recursos, Gestão do conhecimento, Vantagens competitivas

LIPPARINI, A.; CAZZOLA, F.; PISTARELLI, P. Como sustentar o crescimento com base nos recursos e nas competências distintivas: a experiência da Illycaffè. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 40, n. 2, p. 16-25, abr./jun. 2000.