Manejo da supressão e estímulo à biossíntese de giberelina em cafeeiros arábica

O objetivo desse trabalho foi avaliar se o estímulo à biossíntese de giberelinas induzido pelo sombreamento de cafeeiros arábica variedade Catuaí vermelho IAC 144, pode ser alterado pela restrição por meio de um inibidor de crescimento. O estudo foi conduzido durante o período de setembro de 2016 a janeiro de 2017 no campo agropecuário da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), sendo composto por quatro ensaios constituídos por diferentes níveis de restrição luminosa (20%; 40%; 60% e 80%) e um área a pleno sol. Cada ensaio foi constituído por 20 plantas de café em vasos de 20 dm 3 , que foram submetidas a aplicação de PBZ via solo, nas concentrações 0; 50; 100; 150 e 200 mg L -1 quinze dias após o transplantio. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado, com parcela constituída de uma planta de café e quatro repetições. Aos 90 dias após a aplicação do PBZ foi avaliado a massa seca da parte aérea, raiz e relação parte aérea/raiz. Os dados foram submetidos à análise de variância conjunta e análise de variância da regressão. A fitomassa seca da parte aérea e raiz foram afetados pela restrição de luz e concentrações de PBZ. Houve interação entre esses fatores para todas as características avaliadas, com exceção para a relação entre massa da parte aérea e raiz. A elevação da massa seca da parte aérea e raiz em níveis de restrição de luz entre 31 e 44% é um padrão alterado pela aplicação de inibidores da biossíntese de giberelinas. A redução da fitomassa seca da parte aérea e raiz dos cafeeiros resultante da redução da sensibilidade ás giberelinas por meio de aplicações de paclobutrazol, é verificada em ambientes com restrição igual ou inferior a 60% de sombreamento. A redução da fitomassa seca da parte aérea e raiz resultante da menor sensibilidade ás giberelinas, decorrente das aplicações de PBZ nos cafeeiros, é verificada em ambientes com restrição igual ou inferior a 60% de sombreamento. Para a relação parte aérea/raiz houve incremento em função da maior intensidade de restrição luminosa e concentração de paclobutrazol.

Trabalho apresentado no X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

Coffea arabica L., Fitomassa, Restrição luminosa

PEREIRA, L. F. et al. Manejo da supressão e estímulo à biossíntese de giberelina em cafeeiros arábica. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 10., 2019, Vitória. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2019, 6 p.