2010-05

Associação Brasileira de Engenharia Agrícola

O experimento foi conduzido no Centro Técnico de Irrigação (CTI), Universidade Estadual de Maringá (UEM), tendo como objetivo avaliar os efeitos de diferentes regimes hídricos (irrigado e não irrigado) e fertirrigação, combinados com diferentes doses de adubo para N (15; 30; 45 e 60 g m-1 ), P (3; 6; 9 e 12 g m-1 ) e K (15; 30; 45 e 60 g m-1 ), na fase de crescimento inicial de duas cultivares de café, na região noroeste do Paraná. Foram avaliadas as seguintes variáveis de crescimento da cultura: diâmetro de copa, altura de planta e número de ramos plagiotrópicos totais. Observou-se que a fertirrigação e a irrigação influenciaram no desenvolvimento inicial do cafeeiro, aumentando os valores de todas as variáveis avaliadas. A interação entre regimes hídricos e fertirrigação versus doses de NPK foi significativa para algumas variáveis de crescimento, porém esses resultados não apresentaram tendência comum, que permitisse constatar qual a dose mais indicada para cada regime hídrico na fase de crescimento inicial do cafeeiro.
The experiment was conducted at the Technical Center for Irrigation, Maringá State University. The objective was to evaluate the effects of different water regimes (irrigation and no irrigation) and fertilization-irrigation, combined with different manure doses for N (15; 30; 45 and 60 g m-1 ), P (3; 6; 9 and 12 g m-1 ) and K (15; 30; 45 and 60 g m-1 ), during the initial growth phase of two coffee cultivars, in the north-western region of the state of Paraná. The following culture growth variables were evaluated: top diameter, height of plant and number of total plagiotropic branches. Fertilization-irrigation and irrigation affected the initial development of coffee, increasing the values of all evaluated variables. Interaction between water regimes and fertilization-irrigation with NPK doses was significant for certain growth variables, however results didn’t present a common trend, that would indicate which dose was adequate for each water regime during the initial growth phase of the coffee shrub.

Coffea arabica, Irrigação localizada, Fertirrigação

REZENDE, R. et al. Crescimento inicial de duas cultivares de cafeeiro em diferentes regimes hídricos e dosagens de fertirrigação. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v.30, n.3, p.447-458, maio/jun. 2010.