Cultivares de café selecionadas pelo Instituto Agronômico de Campinas

Em quase 70 anos de pesquisas com o melhoramento do café, o Instituto Agronômico de Campinas desenvolveu várias cultivares de café tipo arábica, que variam na capacidade produtiva, porte da planta, maturação dos frutos, tamanho das sementes, resistência a ferrugem e adaptabilidade para diversos sistemas de cultivo. Um porta enxerto derivado de Coffea canephora foi também selecionado, assim como progênies e clones desta espécie. Neste trabalho são apresentadas as principais características dessas cultivares de café.
Selected coffee cultivars of Instituto Agronômico de Campinas. Almost 70 years of continuous research on coffee breeding at the Instituto Agronômico de Campinas resulted in the release of a number of cultivars and lines of arabica coffee that varies for yield capacity, fruit color, seed size plant size and adaptability to cultivation systems. A rootstock selection of C. canephora resistant to nematodes was also released. The main characteristics of them are presented.

Trabalho apresentado no Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (1.: 2000 : Poços de Caldas, MG). Resumos expandidos. Brasília, D.F. : Embrapa Café; Belo Horizonte : Minasplan, 2000. 2v. (1490p.) : il.

Cultivares de café Coffea arabica Coffea canephora, Coffee breeding Cultivars Coffea arabica Coffea canephora

Fazuoli, Luiz Carlos; Medina Filho, Herculano Penna; Guerreiro Filho, Oliveiro; Gonçalves, Wallace; Silvarolla, Maria Bernadete; Gallo, Paulo Boller. Cultivares de café selecionadas pelo Instituto Agronômico de Campinas. In: Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (1.: 2000 : Poços de Caldas, MG). Resumos expandidos. Brasília, D.F. : Embrapa Café; Belo Horizonte : Minasplan, 2000. 2v. (1490p.), p. 488-493.