1973-12-21

Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura

O efeito da adubação N, P e K na composição mineral do grão (macro nutrientes, B e Zn) e na qualidade da bebida (prova de xícara) foi estudado. Utilizou-se um ensaio de adubação NPK, 3x3x3 plantado em 1955 em Ribeirão Preto, S. P. As amostras foram colhidas a dedo, despolpadas e degomadas no mesmo dia. Verificou-se que somente a adubação nitrogenada aumentou significativamente o teor de N no grão. Altos niveis de K na adubação diminuíram o teor de B e de Zn no grão. O teor de N no grão foi correlacionado negativamente com a qualidade da bebida. A adubação potássica quando excessiva prejudicou a qualidade da bebida mas de uma maneira não consistente. O aumento da produção causado pela adubação nitrogenada e potássica compensam economicamente o pequeno prejuízo causado na qualidade da bebida, que não chega a ser de 0,5 grau na escala utilizada.

Alimentação mineral do cafeeiro, Efeito da adubação N, P e K, teor macro de nutrientes do fruto, Teor micro de nutrientes do fruto, Qualidade da bebida do café

AMORIM, H. V.; TEIXEIRA, A. A.; MORAES, R. S.; REIS, A. J.; GOMES, F. Pimentel; MALAVOLTA, E. Estudos sobre a alimentação mineral do cafeeiro XXVII. Efeito da adubação N, P e K no teor de macro e micro nutrientes do fruto e na qualidade da bebida do café. Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba, v. 30, p. 323-333, 21 dez. 1973. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aesalq/a/b7fY5QRsRXmjBQFb34qkwvp/?lang=pt. Acesso em: 24 jan. 2023.