Casca de café melosa como fonte de fibra na ração de coelhos em crescimento

2001-10-08

Universidade Federal de Lavras

Dois experimentos foram conduzidos, para determinar a digestibilidade aparente dos nutrientes da casca de café melosa e avaliar o desempenho e características da caraça de coelhos da raça Nova Zelândia, em crescimento alimentados com rações contendo 0%, 5%, 10%, 15% e 20% de casca de café melosa no setor de Cunicultura do Departamento de Zootecnia da UFLA- Lavras – MG. O experimento de digestibilidade foi conduzido utilizando um delineamento em blocos casualizados com 2 blocos (animais) e 2 rações (basal e basal + 20% da casca de café melosa), sendo cada bloco constituído por 10 animais, onde cada animal representou a parcela experimental. No experimento de desempenho, os animais foram distribuídos segundo um delineamento em Blocos Casualizados em arranjo fatorial 5 x 2, sendo 4 blocos (faixas de peso) e 5 rações (0%, 5%, 10%, 15% e 20%) e sexos 9macho e fêmea) com 4 repetições, sendo cada repetição constituída de 1 animal. Os dados de digestibilidade dos nutrientes foram influenciados pelo alto teor de fibra bruta presente na casca de café melosa. Quanto aos resultados de desempenho não foram constatados efeitos (P>0,05) no consumo de ração total (CRT0, no ganho de peso total (GPT) e na conservação alimentar (CA) entre machos e fêmeas, entretanto, constatou-se com exceção da (CA0 melhorias (P>0,05) destas variáveis com o aumento da inclusão da casca de café melosa nas rações. Quanto às características de carcaça não foram observadas diferenças significativas (P>0,05) nos valores de rendimento de carcaça, rendimento das regiões lombar, torácica e cervical e rendimentos de membros posteriores. Entretanto, para o rendimento de membros anteriores foi verificado efeito (P<0,05) para interação níveis de casca de café melosa e sexo. Conclui-se que a casca de café melosa possui 64,57% de coeficiente de digestibilidade aparente da matéria seca. 68,52% de digestibilidade aparente da proteína bruta, 3000 Kcal/kg de energia digestível e de 2900 Kcal/kg de energia metabolizável (expresso na base de matéria natural). Sendo que a inclusão de até 20% de casca de café melosa nas rações propiciaram melhor desempenho e não influenciaram nas características de carcaças de coelhos em crescimento.

Dissertação de Mestrado defendida na Universidade Federal de Lavras

Casca de café, Fibra vegetal, Coelho, Criação, Alimentação e rações, Fibras na nutrição animal

GOMES, Fernanda Abreu. Casca de café melosa como fonte de fibra na ração de coelhos em crescimento. 2001. 53 p. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2001.