Universidade Federal do Espírito Santo

Objetivou-se analisar os possíveis efeitos da cafeína quanto ao desempenho de juvenis de Tilápia do Nilo. Foram utilizados 144 juvenis de Tilápia do Nilo com massa, comprimento total e altura média inicial de 2,94 ± 0,16g, 5,19 ± 0,14 cm e 1,49 ± 0,04 cm, respectivamente. Os animais foram alocados em 24 caixas plásticas em sistema de recirculação de água, onde cada caixa continha 6 animais. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado, com 6 tratamentos e 4 repetições. Os tratamentos testados foram 0,0; 0,5; 1,0; 1,5; 2,0 e 2,5g de cafeína/3kg de ração. O experimento teve duração de 40 dias. Os animais foram analisados em relação às seguintes variáveis: peso, comprimento total, comprimento padrão, altura, ganho de peso, taxa de eficiência proteica, consumo de ração, conversão alimentar aparente, taxa de crescimento específico e sobrevivência. A cafeína pode ser adicionada em até 1g/3kg (0,33g/Kg) de ração sem causar impactos negativos no desempenho produtivo de juvenis de Tilápia do Nilo
This study aimed to analyze the possible effects of caffeine on the performance of juvenile Nile Tilapia. 144 Nile Tilapia juveniles used with mass, total length and initial average height of 2.94 ± 0.16 g, 5.19 ± 0.14 cm and 1.49 ± 0.04 cm, respectively. The animals placed in 24 plastic boxes in water recirculation system, where each box contained 6 animals. It was used a completely randomized design with 6 treatments and 4 repetitions. The treatments were 0.0; 0.5; 1.0; 1.5; 2.0 and 2.5g of caffeine / 3kg of feed. The experiment lasted 40 days. The animals analyzed for the following variables: weight, total length, standard length, height, weight gain, protein efficiency ratio, feed intake, feed conversion, specific growth rate and survival. Caffeine added up to 1g/3kg (0,33g/Kg) of feed without causing negative impacts on the productive performance of Nile tilapia juveniles.

Dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal do Espírito Santo.

Desempenho, Peixe, Trimetilxantina

VIEIRA, B. C. R. Inclusão de cafeína em dietas para juvenis de tilápia do nilo (Oreochromis niloticus). 2016. 39 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Espírito Santo, Alegre. 2016.