O objetivo deste trabalho, foi avaliar o comprimento, superfície e área projetada do sistema radicular de café (Coffea arabica L.) cultivar Catuaí Vermelho IAC-99, em diferentes idades, profundidades e estádios de desenvolvimento reprodutivo. O estudo foi conduzido em lavoura implantada na área experimental da Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa, MG, em um Latossolo Vermelho Amarelo distrófico de textura argilosa, durante a safra de 2018-2019. Empregaram-se talhões de seis, quatro e três anos de idade. Em cada fase fenológica amostraram-se duas plantas escolhidas ao acaso por talhão. Em cada planta foram coletadas 16 amostras contendo solo e raízes (oito de 0– 20 e 8 de 20-40 cm) com sonda de 51 mm de diâmetro em diferentes posições na projeção da copa. Os resultados indicam que o comprimento, área projetada e área da superfície radicular, reduzem-se ao longo do ciclo fenológico dos frutos, culminando em menor valor na fase de maturação, e que independentemente da fase de desenvolvimento dos frutos, idade ou profundidade, na camada de 0-40 cm, 85% do comprimento total da raízes do cafeeiro é determinado por raízes com diâmetro de até 1mm.

Trabalho apresentado no X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

Coffea arabica L., Comprimento radicular, Superfície radicular

MAGALHÃES, W. B. et al. Estudo do sistema radicular do cafeeiro arábica em diferentes fases de desenvolvimento dos frutos. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 10., 2019, Vitória. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2019, 5 p.