Com a finalidade de introduzir a utilização de dois sistemas de secagem em um único secador e reduzir o uso de energia na secagem de café, foi projetado, construído e avaliado um protótipo de secador intermitente de fluxos contracorrentes / concorrentes, destinado à secagem de café. Para auxiliar na avaliação do secador, foi implementado um programa computacional para simular o processo de secagem, com base no modelo proposto por THOMPSON et alii (1968). O café foi previamente seco até o estádio de meia seca (30% bu) em terreiro ou secador de leito fixo. A complementação da secagem foi executada com o protótipo de secador desenvolvido, utilizando-se temperaturas de secagem de 100 e 120oC, vazão de ar de, aproximadamente, 46 m3 . min-1 e velocidade do produto de 0,024 m.min-1. As diferenças entre os resultados experimentais e os simulados pelo programa foram consideradas dentro dos limites aceitáveis e o programa foi validado; o que permitiu a obtenção dos seguintes resultados para redução do teor de umidade de 30 para 12% bu: consumo específico de energia de 6.068, 5.657 e 5.685 kJ, por kg de água evaporada; capacidade de secagem de 200, 287 e 358 kg de café úmido por hora e tempos de secagem de 22,5, 15,7 e 12,6 h, para as temperaturas de secagem de 80, 100 e 120oC, respectivamente. Considerando a pequena diferença entre os consumos específicos de energia para as temperaturas estudadas, recomenda-se a utilização da temperatura de secagem de 80oC para a operação do secador.

Dissertação de Mestrado defendida na Universidade Federal de Viçosa

Secador de fluxos contracorrentes/concorrentes Construção Desempenho Café Secagem Simulação

Pinto, Francisco de Assis de Carvalho. Projeto de um secador de fluxos contracorrentes/concorrentes e análise de seu desempenho na secagem de café (Coffea arabica L.). Viçosa : UFV, 1993. 51p. : il. (Dissertação - mestrado em Engenharia Agrícola) Orientador: Juarez de Souza e Silva T 631.568 P659p 1993