Universidade Federal de Lavras

Estudou-se em condições de casa de vegetação o efeito curativo e preventivo dos pesticidas triadimenol e aldicarbe, aplicados via solo, isoladamente e em mistura, em plantas de cafeeiro inoculadas com o fungo causador da ferrugem, Hemileia vastatrix, bem como seus efeitos na abscisão foliar. O ensaio de efeito curativo teve as mudas de Coffea arabica inoculadas com urediniosporos 15 dias antes do tratamento químico e o de efeito preventivo 15 dias após. O fungicida triadimenol nas dosagens do princípio ativo de 0,06: 0,12 e 0,18 g/vaso: aldicarbe 0 ,7 5 g/vaso e a mistura das respectivas d.osagens foram aplicados no solo dos vasos de forma circular e a uma profundidade de 1 cm. Aos 35 e 45 dias após a inoculação, avaliou-se o número total de lesões (NTL), o número de lesões esporuladas (NLE), a razão de esporulação (RE) e aos 55 dias a abscisão foliar. Para os ensaios de quantificação de resíduos, fez-se a coleta das folhas aos 25 dias após o tratamento químico. Nas condições em que foi conduzido o ensaio, conclui-se que os pesticidas não apresentaram ação curativa i Hemileia vastatrix e no ensaio preventivo, o triadimenol em todas as dosagens, isoladamente e em mistura ao aldicarbe foi eficaz no seu controle. A abscisão foliar foi acentuada e indiferente nos tratamentos de efeito curativo, e no ensaio de efeito preventivo, somente no tratamento aldicarbe isolado. Os resíduos de aldicarbe quantificados variaram no ensaio curativo de 656 a 848 ppm e no preventivo de 544 a 928 ppn, não se verificando nenhum tipo de interferência do fungicida triadimenol e das lesões de Hemileia vastatrix na absorção do aldicarbe. O crescimento do fungo-teste Rhizoctonia solani no melo BDA contendo extrato de folhas de planta tratada com triadimenol revelou uma concentração inferior a 40 ppm do produto em todos os tratamentos.

Dissertação de Mestrado defendida na Universidade Federal de Lavras

Ferrugem do cafeeiro Controle Cafe Doencas

Souza, Magalhães Teixeira de. Ação protetora e curativa dos compostos triadimenol e aldicarbe em mudas de cafeeiro no controle da ferrugem causada por Hemileia vastatrix. Lavras : ESAL, 1991. 76p. (Dissertação - mestrado em Agronomia, área de concentração: Fitossanidade, sub-área Fitopatologia) Orientador: Mario Sobral de Abreu T 633.7394 S729a 1991