O objetivo deste trabalho foi comparar as respostas fisiológicas de C. canephora e C. arabica cultivados em áreas de altitude elevada. Foram utilizado genótipo de C. arabica cv. Catucaí Vermelho 785/15, em espaçamento 2,2 x 0,5 m, e de C. canephora cv. Clone 02 V da cultivar Vitória Incaper 8142 em espaçamento 3 x 1 m, com plantio realizado em dezembro de 2008. O delineamento utilizado foi o inteiramente ao acaso com 12 repetições. Entre 8:00 e 10:00, foi mensurada a taxa de assimilação de CO2, a condutância estomática, a concentração interna de CO2, o rendimenot quântico máximo do PSII, e entre 5:00 e 6:00 horas, o potencial hídrico foliar. Todas estas medidas foram feitas em março, julho e outubro. Os resultados indicaram que as baixas temperaturas positivas afetaram a taxa de assimilação de CO2 de ambos os genótipos, por meio dos efeitos estomáticos, sendo que o Catucaí Vermelho 785/15 apresentou melhor recuperação da assimilação fotossintética do carbono.

Trabalho apresentado no VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

Adaptação, Baixas temperaturas positivas

RODRIGUES, W. P. et al. Capacidade fotossintética em Coffea canephora e Coffea arabica em áreas de altitude elevada na região noroeste do estado do Rio de Janeiro. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 8., 2013, Salvador. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2013, 5 p.