Com o objetivo de avaliar o efeito do despolpamento no consumo específico de energia e na qualidade de bebida, grãos de café despolpado e em cereja foram secas em leito fixo a temperatura de 60o, 70o e 80oC com um fluxo de ar médio de 12 m3 min -1 m-2 e revolvimento da massa de grãos a intervalo de uma, duas e três horas. Para o café despolpado, constatou que somente a temperatura de secagem apresentou efeito significativo no consumo específico de energia (efeito linear decrescente) e na capacidade de secagem (efeito linear crescente). Para o café cereja observou-se efeito significativo da temperatura sobre a capacidade de secagem e no consumo especifico de energia. Nas condições estudadas, o despolpamento do café, a temperatura de secagem de 80oC, proporcionou um menor consumo específico de energia e uma maior capacidade de secagem. Como não foi constatada influência significativa do intervalo de revolvimento da massa de grãos, recomenda-se utilizar o intervalo de três horas devido à maior facilidade em se realizar a operação de secagem. Para os dois tipos de café o peso específico aparente diminuiu com a redução do teor de umidade.

Dissertação de Mestrado defendida na Universidade Federal de Viçosa

Café Secagem em leito fixo Despolpamento Qualidade

Castro, Luis Henrique de. Efeito do despolpamento, em secador de leito fixo sob alta temperatura, no consumo de energia e na qualidade do café (Coffea arabica L.). Viçosa, MG : UFV, 1991. 61p. : il. (Dissertação - mestrado em Engenharia Agrícola) Orientador: Tetuo Hara T 633.7368 C355e 1991