Estudo comparativo de métodos para extração de cafeína em cafés descafeinados.

O trabalho teve como objetivo a comparação de métodos de extração para determinação de cafeína em cafés descafeinados comercializados no município de São Paulo. Os métodos estudados foram: a) método descrito no livro Métodos Físico-Químicos para Análises de Alimentos, do Instituto Adolfo Lutz (I.A.L.), que emprega extração ácida de cafeína; e b) método de Lee Kum-Tatt modificado, que utiliza extração básica. Ambos empregaram para dosagem de cafeína a medida espectrofotométrica na região do ultravioleta. Verificou-se através dos dados obtidos que o método de Lee Kum-Tatt modificado apresentou resultados com menor desvio-padrão; além disso, revelou ser mais apropriado pela rapidez e operacionalidade. O método I.A.L. apresentou grande variabilidade entre os resultados, portanto maior desvio-padrão, e teores de cafeína cerca de quatro vezes maiores que o método Lee Kum-Tatt modificado.
The aim of the present work was to compare extraction methods to determine caffeine in decaffeinated coffees purchased in São Paulo city. The methods studied were: a) method described in Métodos Físico-Químicos para Análises de Alimentos, Instituto Adolfo Lutz (I.A.L.), based in acid extraction of caffeine; and b) the Lee Kum-Tatt modified method, based in basic extraction. In both cases, the quantitation of caffeine was made through spectrophotometric measure in UV region. The results showed that Lee Kum-Tatt modified method presented lower standard deviations; also reveled to be more suitable for its rapidity and operationality. The results obtained with I.A.L. method presented great variability and higher standard deviations, beyond the concentration of caffeine was four times greater than those obtained through Lee Kum-Tatt method.

Trabalho apresentado no Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (5. : 2007 : Águas de Lindóia, SP). Anais. Brasília, D.F. : Embrapa Café, 2007.

café descafeinado; cafeína; espectrofotometria., decaffeinated coffee; caffeine; spectrophotometry.

Márcia Regina Pennacino do AMARAL-MELLO; Regina Sorrentino MINAZZI-RODRIGUES; Simone Alves da SILVA; Vera Lúcia S. RAMON.Estudo comparativo de métodos para extração de cafeína em cafés descafeinados.In: Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (5. : Águas de Lindóia, SP : 2007). Anais. Brasília, D.F. : Embrapa - Café, 2007. (1 CD-ROM), 4p.