Efeito de dosagens e numero de aplicações de cycocel ethrel e acido giberélico na formação de mudas de cafeeiro (Coffea arabica L.) var. mundo novo

1976-11

Universidade Federal de Lavras

Para estudar os efeitos de CCC, Ethrel e Ga₃, em mudas de cafeeiro (Coffea arabica L.) var. Mundo Novo, conduziu se um experimento no viveiro da Escola Superior de Agricultura de Lavras, no período de 08/75 à 02/76. O delineamento experimental utilizado, foi o inteiramente ao acaso, em esquema fatorial, com 4 repetições. Utilizou-se as doses de 0- 500 – 1000 e 1.500 ppm dos produtos, em diferentes números de aplicações. Os parâmetros avaliados foram, altura, área foliar, número de folhas, peso seco da parte aérea, peso seco de raíz e relação entre raíz e parte aérea, das mudas de cafeeiro. O comportamento do Ethrel e Ga₃ foram semelhantes, pois, ambos, aumentaram a altura das mudas, o número de folhas, diminuíram a área foliar e o peso seco, contribuindo para uma maior relação raíz/parte aérea, portanto menos eficiente, o CCC, não influenciou os parâmetros avaliados, exceto para o desenvolvimento de raíz, onde aumentou eficientemente seu crescimento, contribuindo para uma relação maior entre o peso de raíz e peso seco da parte aérea, apresentando desta forma um sistema radicular mais volumoso.

Dissertação de Mestrado defendida na Universidade Federal de Lavras

Café, Mudas, Crescimento, Hormônio vegetal, Germinação, Ácido giberélico

GOMIDE, Márcio Bastos . Efeito de dosagens e numero de aplicações de cycocel, ethrel e acido giberélico, na formação de mudas de cafeeiro (Coffea arabica L.) var. mundo novo. 1976. 32 p. Dissertação (Mestrado em Agronomia/Fitotecnia) - Escola Superior de Agricultura de Lavras, 1976.