2008-08-04

Universidade Federal de Lavras

Este trabalho teve por objetivo desenvolver um software capaz de recomendar o azimute adequado para implantação de lavouras de café realizando a estimativa da radiação solar direta interceptada pela área a ser cultivada e também as estimativas dos períodos de exposição à radiação direta em cada face da linha de plantio, quantificando então, para cada possível azimute, os acumulados de radiação solar direta interceptada por cada face de uma linha de plantio, indicando assim o azimute que promoveria a homogeneização de interceptação de radiação solar direta. A fim de testar o software, foram coletados dados de produção em uma área experimental de café irrigado por pivô central na Fazenda São Thomé, em Pirapora-MG, em plantas orientadas com os azimutes de plantio iguais a 45o, -90o, -45o e 0o. Conforme resultados experimentais obtidos, as melhores direções foram, sucessivamente, os azimute iguais a -45o e 0o. O software AziPlant recomenda o azimute -24o 16’ como sendo a melhor alternativa para o plantio. Como tal direcionamento está entre os direcionamentos -45o e 0o, tal resultado condiz com os resultados obtidos em campo. Com isso, o software AziPlant é apresentado como uma importante ferramenta na tomada de decisões relativas à recomendação da orientação da linha de cultivo da lavoura de café.
This research developed a software tool to recommend the best planting direction through estimation of solar radiation intercepted by the cultivated coffee plants as well as the solar radiation exposition periods for each side of plant rows to obtain homogeneity for solar radiation on both sides of plant rows. To test the software, data collected by automatic weather station at São Thome farm, in Pirapora-MG/Brazil, were used. Planted coffee rows at 45o, -90o, -45o and 0o azimutes (true North) were tested. According to results obtained, the best direction was -45o, followed by 0o. The software AziPlant estimated the azimute -24o 16’ as the best alternative for planting. Since this direction is at the range - 45o to 0o, such result is in agreement with plant solar burning observed at the field. The AziPlant software can be considered as an important tool for decisions related to planting directions of coffee plant rows.

Dissertação de Mestrado defendida na Universidade Federal de Lavras

Cafeicultura irrigada, Radiação solar, Orientação de plantio

OLIVEIRA, K. M. G. Desenvolvimento de um software para estimativa do azimute de linhas de plantio de cafeeiros. 2008. 66 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Lavras, Lavras. 2008.