Utilização de poda na recuperação de mudas de cafeeiro (Coffea arabica L.)

2003-11-04

Universidade Federal de Lavras

O presente estudo foi conduzido no viveiro de mudas do Setor de Cafeicultura do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras no período de março de 2002 a janeiro de 2003. Sendo o objetivo buscar informações sobre a recuperação de mudas de cafeeiro remanescentes em viveiro após o período normal de plantio, com mudas de diferentes diâmetros, podadas em alturas e épocas diferentes. Objetivou-se também a comparação entre o desenvolvimento das mudas podadas no ano seguinte da sua produção com o das mudas de seis meses (mudas de meio ano). Foram utilizadas mudas da cultivar Topázio MG 1194, semeadas em maio de 2001, que permaneceram encanteiradas até o início do trabalho, apresentando de 8 a 9 pares de folhas verdadeiras bem estioladas. O ensaio foi conduzido em delineamento de blocos casualizados, no esquema fatorial (2 x 2 x 2) + (2 adicionais), representando as mudas semeadas nas duas épocas de corte das mudas passadas, sendo os outros dois fatores: 2 espessuras iniciais do caule de mudas (maiores e menores que 2,5 mm), 2 alturas de corte (acima do 1º e 3ºpares de folhas verdadeiras), nas épocas de abril a julho. Ao todo foram 10 tratamentos e 4 repetições, sendo as parcelas constituídas de 64 mudas, com as 16 centrais úteis. O conteúdo dos saquinhos foi completado utilizando-se substrato padrão. Os cortes e semeaduras foram realizados em abril e julho de 2002, quando as mudas apresentaram de 12 a 14 e 14 a 16 pares de folhas verdadeiras, respectivamente. As características avaliadas foram: número de brotos, diâmetros dos brotos/planta, altura dos brotos/planta, número de nós, área foliar, massa seca de parte aérea, massa seca de sistema radicular e as relações entre as duas. Para a análise estatística dos dados, empregou-se o programa SISVA. Conclui-se que: a) para a recuperação de mudas de cafeeiro remanescentes em viveiro, a seleção de mudas de maior diâmetro para a poda, proporciona maior crescimento e desenvolvimento das mesmas; b) A poda deve ser efetuada acima do terceiro par de folhas verdadeiras, realizando-se desbrotas constantes; c) mudas passadas de cafeeiro podadas em julho promovem maior brotação e são mais vigorosas que as podadas em abril; d) a semeadura em julho proporciona mudas mais desenvolvidas em relação à semeadura em abril; e) mudas podadas apresentam desenvolvimento superior às mudas semeadas; f) o aproveitamento de mudas passadas pode e deve ser feito com vantagens para os viveiristas e cafeicultores.

Dissertação de Mestrado defendida na Universidade Federal de Lavras

Café, Mudas, Poda, Plantas, Desenvolvimento

MOURA, César Augusto de. Utilização de poda na recuperação de mudas de cafeeiro (Coffea arabica L.). 2018. 51 p. Dissertação (Mestrado em Agronomia/Fitotecnia) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2003.