Nenhuma Miniatura Disponível

A predominância de solos ácidos no estado de Rondônia com elevados teores de alumínio trocável, baixos teores de cálcio e magnésio trocáveis, indica a necessidade de calagem. Entretanto essa prática nem sempre tem sido empregada o que proporciona o cultivo de café em solos ácidos. Essa situação contribui para o baixo rendimento da cultura devido ao menor volume de solo explorado pelas raízes do cafeeiro, presença de alumí-nio e manganês tóxicos e ainda baixa disponibilidade dos principais nutrientes como o fósforo, cálcio, magnésio entre outros. A correção da acidez do solo em área de cafezais também gera alguns questionamento sobre as propriedades químicas do solo por causa da impossibilidade de incorporar calcário nas camadas mais profun-das. O objetivo desse trabalho é avaliar o efeito da calagem nas propriedades químicas do solo como: pH, cálcio, magnésio, alumínio, hidrogênio + alumínio, capacidade de troca catiônica e saturação de base. Foi instalado um experimento em área de produtores de café Conilon no município de Machadinho do Oeste, em Latossolo Amarelo com as seguintes características químicas: pH 4,4; fósforo 3 mg/dm 3 ; potássio 0,94 mmol/ dm 3 ; cálcio 9,5 mmol/ dm 3 ; magnésio 2,12 mmol/ dm 3 ; alumínio 9,60 mmol/ dm 3 ; hidrogênio+alumínio 68,94 e saturação de base 15%. O delineamento experimental utilizado foi bloco casualizados com 4 doses de calcário ( testemunha, saturação de base 40; 60 e 80%) com 4 repetições. As parcelas experimentais eram constituídas de 6 plantas úteis. Aplicou-se metade da dose de calcário em novembro/2000 e outra metade em dezembro de 2001. Foram coletados amostras de solo nas camadas de 0-20 e 20-40cm em maio de 2001 e de 2002. As primeiras amostras de solo indicam que o pH elevou - se conforme a quantidade de calcário aplicado nitidamente na camada superficial embora esse calcário aplicado atingiu a camada de 20-40 cm conforme os dados da segunda coleta de solo (março/2002). O calcário neutralizou o alumínio tóxico, elevou os teores de cálcio e magnésio, reduziu o teor de hidrogênio+alumínio, praticamente manteve a capacidade de troca catiônica e elevou a saturação por bases próxima aos teores desejados confor-me os tratamentos, exceto o tratamento de 80% de saturação por bases. O calcário aplicado na camada superficial do solo, sob cafeeiros Conilon, promoveu melhoria nas condições das duas profundidades estudadas possibilitando ao sistema radicular explorar maior volume de solo.

Trabalho apresentado no Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (3. : 2003 : Porto Seguro, BA). Resumos. Brasília, D.F. : Embrapa Café, 2003.

Café Conilon Solos Calcário Propriedades químicas Profundidade Coffea canephora Rondônia

Mendes, Angelo Mansur; Costa, Rogério Sebastião Corrêa da; Leônidas, Francisco das Chagas; Veneziano, Wilson. Alteração das propriedades químicas do solo devido a calagem em lavoura de café no estado de Rondônia. In: Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil e Workshop Internacional de Café & Saúde, (3. : 2003 : Porto Seguro). Anais. Brasília, DF : Embrapa Café, 2003. (447p.), p. 393-394.