Os riscos de temperaturas do ar elevadas durante as fases fenológicas do florescimento e início de estabelecimento de frutos, foram investigados através de ajuste à distribuição de valores extremos. Foram pesquisadas as relações de frequência de ocorrência de temperaturas (Tmax) superiores a 34 ºC junto com períodos com deficiência hídrica (def) maiores que o normal. Os testes de qui-quadrado mostraram associação entre períodos com déficit e temperaturas do ar elevadas, nos meses de Setembro a Novembro, inclusive para as regiões de temperaturas mais amenas, como Campinas e Botucatu mostrando relações entre as variáveis (Tmax e def). Embora colineares, configuram um efeito ambiental deletério com danos por abortamento de flores e devem ser investigados com técnicas estatísticas adequadas para subsidiar previsões de safra.
The risks of high temperature during the phenological phases of the flourishing and at the beginning of the fruit settlement, were investigated through the adjustment of the extreme values distribution. The research involved the relationship of the occurring (Tmax) temperatures above 34 C connected with periods of hydric deficiency (def) above the normal. The Chi-square test indicated the association between dry spell periods and high air temperatures, during the months of September to November, involved also regions with mild temperatures such as Campinas and Botucatu, displayed association between the variable (Tmax and def). Although collinear, they shaped an environmental effect deleterious with damage by flowers miscarriage and should be investigated with suitable technical statistics to aid coffee crop forecast.

Trabalho apresentado no Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (4. : 2005 : Londrina, PR). Anais. Brasília, D.F. : Embrapa Café, 2005.

Café Fenologia Floração Calor Disponibilidade hídrica Agrometeorologia Coffea arabica, Coffee Phenology Flowering Soil moisture Abscission Temperature Agrometeorology Coffea arabica

Iaffe, Angela; Pinto, Hilton S.; Assad, Eduardo D.; Zullo, Jurandir; Mazzafera, Paulo; Otoboni, José C. Probabilidade de ocorrência de temperaturas do ar superiores a 34º C associadas com deficiência hídrica no florescimento de Coffea arabica L. In: Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (4. : Londrina, PR : 2005). Anais. Brasília, D.F. : Embrapa - Café, 2005. (1 CD-ROM), 4p.