1967-10-13

Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura

Foi verificado, usando-se plantas de 11 anos de idade da variedade "Bourbon vermelho" submetidas a um ensaio fatorial NPK 2x2x2 que a incidência dos sintomas de desfolhamento e secamento sub-terminal ("pescoço pelado", "pescoço de galinha","cin turamento") é função inversa do uso de nitrogênio na adubação, estando negativamente correlacionada com o teor de nitrogênio nas folhas.

Alimentação mineral do cafeeiro, Desfolhamento e secamento subterminal

FAZUOLI, L. C.; SARRUGE, J. R.; CAMARGO, P. N.; MALAVOLTA, E. Estudos sôbre a alimentação mineral do cafeeiro: XX. uma possível causa do desfolhamento e secamento subterminal ("pescoço pelado" ou "pescoço de galinha"). Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba, v. 24, p. 207-214, 13 out. 1967. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aesalq/a/rXJg3gBdCh8gBTxHGcFwV5S/?lang=pt. Acesso em: 24 jan. 2023.