O estado de Rondônia nos últimos anos vem notoriamente ganhando destaque no cultivo do café conilon, pois as condições climáticas são favoráveis para um bom desenvolvimento da planta e assim alcançando níveis expressivos de produtividade, diante a alta expansão da cafeicultura os produtores vem adotando novas técnicas de manejos entre elas a introdução de novos genótipos. Com isso objetivou-se avaliar o desempenho produtivo de genótipos de café conilon. O experimento foi conduzido na fazenda experimental da Universidade Federal de Rondônia no município de Rolim de Moura, na safra de 2016/2017 em um cafezal (Coffea canephora) com 42 meses de idade, com uma área de aproximadamente um hectare. Foram utilizados 3 genótipos de ciclo de maturação intermediária (UFRO 03; UFRO 05; UFRO 25). Adotando-se o espaçamento de três metros entre linhas e um metro e meio entre plantas na linha de cultivo (2.222 plantas ha -1 ). O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com cinco repetições, cada parcela experimental foi composta por seis plantas, constituindo-se a área útil as quatro plantas centrais para fins de avaliações. Os frutos foram colhidos, quando se atingiu 80% de maturação em todas as parcelas experimentais, avaliando-se a produção em litros por planta (volume), massa de 100 frutos, produtividade total e rendimento industrial. O genótipo UFRO 25 foi o que se destacou em todas as variáveis analisadas obtendo uma média 17 litros de frutos por planta, alcançando um rendimento industrial de 85% e produtividade total de 165 sacas ha -1 , evidenciando ser um genótipo que expressa um bom desempenho produtivo, podendo ser uma das escolhas para o produtor.

Trabalho apresentado no X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

Produtividade, Manejo

MARTINS, J. K. D. et al. Avaliação do desempenho produtivo de genótipos de Coffea canephora no estado de Rondônia. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 10., 2019, Vitória. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2019, 5 p.