1991-05-10

Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura

Em uma plantação de cafeeiros (Coffea arábica L. cv. Catuai) com dois, três, quatro e cinco anos de idade no campo situada em Latossolo Vermelho Amarelo, fase cerrado, na Fazenda Santo Izidro, município de Salto,SP. determinou-se a acumulação de Ca, Mg e S no caule, ramos, folhas e frutos durante as fases fenológicas de repouso, granação e maturação. Concluiu-se que: a maior acumulação de Ca pela parte aérea nos meses de julho, janeiro e junho ocorre em cafeeiros com cinco anos; a acumulação de Mg e S varia em função das épocas. O cafeeiro aos cinco anos de campo exporta através da colheita, em função do conteúdo total na planta 26% de Ca, 32% de Mg e 37% de S.

Acúmulo de Ca, Acúmulo de Mg, Acúmulo de S, Fase de repouso, Granação, Maturação, Latossolo vermelho amarelo, Cafeeiro

CIETTO, S.; HAAG, H. P.; DECHEN, A. R. Absorção de Ca, Mg e S pelo cafeeiro (Coffea arabica L. cv. Catuaí) com dois, três, quatro e cinco anos de idade; nas fases fenológicas de repouso fenológicas de repouso, granação e maturação vegetando em um latossolo vermelho amarelo, fase cerrado. Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba, v. 48, p. 223-244, 10 maio 1991. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aesalq/a/wVCQc3mp4GMPCVQrZf847zQ/?lang=pt. Acesso em: 25 jan. 2023.