Clones de café Conilon resistentes a Leucoptera coffeella

O bicho mineiro (Leucoptera coffeella) é uma praga específica do gênero Coffea. As larvas provocam prejuízos superiores a 50% por reduzir a área fotossintética e causar queda prematura da folha. A principal forma de controle desta praga é aplicação de inseticidas químicos. No entanto este método utilizado de forma inadequada pode contaminar o ambiente e selecionar populações resistentes. Um controle alternativo é a utilização de plantas resistentes. Os mecanismos da resistência de plantas aos insetos fitófagos são antixenose, antibiose e tolerância. As plantas que possuem mecanismos de antixenose e de antibiose podem ser promissoras no uso do controle de insetos pragas. Assim neste trabalho foram conduzidos bioensaios com o objetivo de investigar se clones de café conilon apresentam resistência ao bicho mineiro por antixenose e antibiose. Foram realizados testes de livre escolha e avaliados o desenvolvimento biológico de L. coffeella em clones de C. canephora cv. Vitória. No teste de livre escolha não foi observada resistência por antixenose a L. coffeella nos clones de C. canephora. Já no teste de desenvolvimento biológico de L. coffeella, observou resistência de dois clones de C.canephora cv. Vitória.

Trabalho apresentado no VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

Resistência de plantas, Antixenose, Antibiose, Bicho-mineiro, Café conilon

SOARES, J. R. S. et al. Clones de café Conilon resistentes a Leucoptera coffeella. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 8., 2013, Salvador. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2013, 5 p.