Universidade Federal Rural de Pernambuco

O objetivo do trabalho foi analisar a qualidade física e sensorial de grãos de café Conilon cultivados em diferentes sistemas de consórcio. Os sistemas de manejo avaliados foram: café em monocultivo a pleno sol - PS; café em consórcio com pupunha – CP; café em consórcio com gliricídia – CG; café em consórcio com banana – CB, e; café em consórcio ingá - CI. Avaliou-se atributos físicos dos grãos, e atributos sensoriais por meio da avaliação da qualidade de bebida produzida em cada um dos sistemas de cultivo. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos casualizados com 4 repetições. A qualidade de bebida foi avaliada por provadores certificados pela Associação Brasileira da Indústria do Café. Os dados foram submetidos à análise de variância e comparação de médias pelo teste Tukey (p = 0,05). Não foi identificado efeito significativo na qualidade física dos grãos, contudo, houve efeito significativos para os atributos de qualidade de bebida. A escolha das espécies a serem utilizadas em consórcio com café Conilon influencia na qualidade de bebida. O consórcio com pupunha e ou gliricídia são indicados para agregação de qualidade de bebida em café Conilon.

Agroecologia, Agroflorestal, Beneficiamento, Café orgânico, Coffea canephora

SOUZA, T. S.; ALMEIDA, R. N.; BERILLI, S. S. Efeito do sombreamento na qualidade da bebida de café conilon cultivado em sistemas consorciados. Revista Brasileira de Ciências Agrárias, Recife, v. 14, n. 4, p. 1-6, 2019.