Propriedades térmicas dos grãos de café

Este trabalho teve como objetivo determinar as principais propriedades térmicas dos grãos de café descascado e café despolpado: calor específico, condutividade e difusividade térmica, para diferentes tipos de preparo e teores de umidade. Os resultados obtidos permitiram concluir que as propriedades térmicas do café, em função do teor de umidade, comporta-se de forma similar a maioria dos produtos agrícolas já estudados, ou seja, os valores de calor específico e condutividade térmica aumentam com a elevação do teor de umidade enquanto a difusividade térmica diminui com o aumento da umidade do produto.
This work had as objective to determine the main thermal properties of the coffee, specific heat, conductivity and thermal diffusivity, for different types of prepare and moisture contents. The obtained results allowed to end that the thermal properties of the coffee, in function of the moisture content, behaves in a similar way most of the agricultural products studied, that is to say, the values of specific heat and thermal conductivity increase with the elevation of the moisture content while the thermal diffusivity decreases with the increase of the humidity of the product.

Trabalho apresentado no Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (1.: 2000 : Poços de Caldas, MG). Resumos expandidos. Brasília, D.F. : Embrapa Café; Belo Horizonte : Minasplan, 2000. 2v. (1490p.) : il.

Café Calor específico Condutividade térmica Difusividade térmica, Coffee Specific heat Thermal conductivity Thermal diffusivity

Afonso Júnior, Paulo César; Corrêa, Paulo César. Propriedades térmicas dos grãos de café. In: Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (1.: 2000 : Poços de Caldas, MG). Resumos expandidos. Brasília, D.F. : Embrapa Café; Belo Horizonte : Minasplan, 2000. 2v. (1490p.), p. 1142-1146.