A utilização da irrigação vem expandindo-se entre os cafeicultores brasileiros, seja em regiões de escassez de chuvas, para viabilizar a implantação da lavoura e garantir a produção, ou mesmo em regiões com pouca deficiência hídrica, para a obtenção de produtividades em índices mais elevados. Da mesma forma, pesquisas visando não só ganhos em produtividade e qualidade final do produto ganham importância neste cenário. A disponibilidade de água é vital durante alguns períodos fenológicos do cafeeiro, podendo interferir na produtividade da cultura, na composição química dos grãos de café e poderá afetar, também, a qualidade física e fisiológica das sementes. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade física e fisiológica das sementes colhidas em experimento de irrigação em condução na Universidade Federal de Lavras, constituído por um sistema de irrigação por aspersão tipo pivô central com 1,6 ha irrigados da cultivar Rubi. O experimento constituiu-se de três blocos casualisados onde foram testados seis tratamentos de lâminas de irrigação: 0, 60, 80, 100, 120 e 140% da evaporação do tanque "Classe A". Foram avaliados os efeitos das lâminas de irrigação sobre a qualidade fisiológica e física das sementes, por meio dos testes de germinação, de primeira contagem de germinação, de folhas cotiledonares aos 45 dias de germinação, de condutividade elétrica e teste de retenção de peneiras. Nas avaliações realizadas não foi observado nenhum efeito significativo dos tratamentos sobre a qualidade física ou fisiológica das sementes.

Trabalho apresentado no Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (3. : 2003 : Porto Seguro, BA). Resumos. Brasília, D.F. : Embrapa Café, 2003.

Café Irrigação Sementes Qualidade fisiológica Qualidade física Coffea arabica

Veiga, André Delly; Rosa, Sttela Dellyzete Veiga Franco da; Brandão Júnior, Delacyr da Silva; Silva, Luiz Hildebrando de C.; Piedade, Juliano Miranda. Efeitos de diferentes lâminas de irrigação na qualidade fisiológica e física de sementes de Coffea arabica L. In: Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil e Workshop Internacional de Café & Saúde, (3. : 2003 : Porto Seguro). Anais. Brasília, DF : Embrapa Café, 2003. (447p.), p. 132.