1990

Universidade Federal de Viçosa

Em face dos poucos conhecimentos existentes a respeito da identidade dos metabólitos secundários em folhas de cafeeiro, procurou-se estudar o assunto neste trabalho, com os objetivos de separar e identificar compostos fenólicos presentes, possivelmente, em extratos metanólicos de folhas novas e velhas de Coffea arabica L., considerando sua provável participação na resistência natural e diferenciada desses órgãos a fitopatógenos. Verificou-se, por intermédio da cromatografia em fase gasosa, que as folhas possuem 15 substâncias comuns às duas idades, quando se fez a análise de seu extrato metanólico derivatizado com N,O-bis (trimetilsilil) Acetamida. Observou-se, ainda, que as folhas novas apresentam 13 compostos exclusivos e as folhas velhas, apenas seis. Verificou-se que a substância presente, com picos mais intensos, em extrato de folhas velhas não é encontrada em folhas novas. Quando submetida à análise por espectrometria de massa, essa substância apresenta características de terpenos. Os resultados sugerem que, possivelmente, compostos terpenóides possam participar do mecanismo de resistencia natural da folha velha a fitopatógenos compatíveis com folhas novas. Usando o sistema de acoplamento Cromatografia Gasosa / Espectrometria de Massa, observou-se, em folhas novas, a existência de cinco substancias com espectros característicos de flavonóides, enquanto em folhas velhas apenas dois compostos dessa classe puderam ser observados. Tal fato, associado às demais observações realizadas no presente trabalho, confirma a ocorrência de alteração significativa na composição química das folhas à medida que envelhecem.

Dissertação de Mestrado defendida na Universidade Federal de Viçosa

Fenois em folha de cafeeiro Analise Cafe Analise foliar Bacterioses Mecanismos de resistencia Doencas e pragas Cromatografia de fase gasosa Espectrometria de massa Metabolitos secundarios

Peres, Valdir. Cromatografia de fase gasosa e espectrometria de massa para análise de metabólitos secundários em folhas de cafeeiro. Viçosa : UFV, 1990. 81p. : il. (Dissertação - mestrado em Agroquímica) Orientador: João Sabino de Oliveira T 547.632 P437c 1990