Cento e trinta e nove isolados de Hemileia vastatrix foram coletados de plantas de cultivares de Coffea canephora e Coffea arabica, nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais. Os isolados foram inoculados em plantas do cultivar Catuaí Vermelho LCH 2077-2-5-44 em condição de casa de vegetação, de junho de 1995 a julho de 1997. A identificação de raças foi acompanhada pela inoculação de isolados de H. vastatrix em clones diferenciadores, mantidos em casa de vegetação no Departamento de Fitopatologia da Universidade Federal de Viçosa. Raças de H. vastatrix foram determinadsa segundo D’Oliveira (1954, 1957). A raça II foi identificada em todos os 96 isolados de C. canephora do estado do Espírito Santo.
One hundred and thirty nine isolates of Hemileia vastatrix were collected from plants of cultivar of Coffea canephora and Coffea arabica, in the state of Espirito Santo and Minas Gerais. The isolates were and established in plants of the cultivar Catuaí Vermelho LCH 2077-2-5-44 under green-house conditions, from june 1995 to july 1997. Race identification was accomplished by inoculating the isolates of H. vastatrix on the differential clones, maintained under the greenhouse conditions of the Plant Pathology Department of the Federal University of Viçosa. Races of H. vastatrix were determined according to D’Oliveira (1954,1957). Race II was identified in all 43 isolates collected from C. arabica and all96 isolates of Coffea canephora from the Espirito Santo State.

Trabalho apresentado no Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (1.: 2000 : Poços de Caldas, MG). Resumos expandidos. Brasília, D.F. : Embrapa Café; Belo Horizonte : Minasplan, 2000. 2v. (1490p.) : il.

Café Hemileia vastatrix Raças fisiológicas

Silva, Dalza G.; Zambolim, Laércio; Sakiyama, Ney S.; Pereira, Antônio A.; Fonseca, Aymbiré F. A.; Vale, Francisco X. R. do. Identificação de raças fisiológicas de Hemileia vastatrix Berk. & Br. no estado do Espírito Santo, Brasil. In: Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (1.: 2000 : Poços de Caldas, MG). Resumos expandidos. Brasília, D.F. : Embrapa Café; Belo Horizonte : Minasplan, 2000. 2v. (1490p.), p. 187-191.