Comportamento do cafeeiro Apoatã em consórcio com culturas anuais

2004-05

Instituto Agronômico (IAC)

Estudou-se no Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios da Alta Paulista, em Adamantina, SP, no período de 1989 a 1993 o comportamento do cafeeiro cv. Apoatã IAC 2258 (Coffea canephora Pierre ex Froehner), consorciado com espécies anuais cultivadas no verão. Adotou-se o delineamento estatístico de blocos ao acaso com cinco repetições. Os tratamentos consistiram de culturas de algodão (Gossypium hirsutum L.) var. IAC 20; amendoim (Arachis hypogaea L.) var. Tatu; arroz (Oryza sativa L.) var. IAC 165; mamona (Ricinus communis L.) var. Guarani e milho (Zea mays L.) var. IAC 100-B, semeadas a 50 cm da projeção da copa das plantas de café, e uma testemunha sem cultura intercalar. Avaliaram-se no período experimental a produtividade, a altura e o diâmetro do caule dos cafeeiros e a fitomassa e a produção das culturas intercalares. Os resultados mostraram que o consórcio do cafeeiro com as plantas de mamona, milho, algodão e amendoim diminuíram significativamente a produção de café em coco, mas não a altura e o diâmetro do caule do cafeeiro. A produção de café foi inversamente correlacionada com a produção de fitomassa das culturas intercalares.
This study was conducted in Adamantina, region of Alta Paulista, São Paulo State, Brazil, from 1989 to 1993. Yield of Apoatã coffee (Coffea canephora Pierre ex Froehner) was evaluated during four years of intercropping with five plant species: IAC 20 - cotton (Gossypium hirsutum L.); cv. Tatu - peanut (Arachis hypogaea L.); IAC 165 - rice (Oryza sativa L.); cv. Guarani - castor bean (Ricinus communis L.) and IAC 100-B - corn (Zea mays L.). The crops were seeded 50 cm apart from coffee canopy. The treatments were arranged in randomized complete block design with five replications. Yield was significantly decreased when coffee was intercropped with castor bean, corn, cotton and peanut, but height and diameter of orthotropic branches were not affected. Linear correlation analysis showed that coffee yield was inversely correlated with the dry biomass of the intercrops.

Coffea canephora, Cultura intercalar, Produção, Crescimento

PAULO, E. M. et al. Comportamento do cafeeiro Apoatã em consórcio com culturas anuais. Bragantia, Campinas, v. 63, n. 2, p. 275-281, Mai./Ago. 2004.

Coleções