O objetivo do trabalho foi avaliar o comportamento de materiais genéticos de café conilon para diferentes características em dois macroambientes do Estado do Espírito Santo. Foram avaliadas oito características de quarenta genótipos do programa de melhoramento genético de café conilon do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Sooretama e Marilândia (ES), no período de 1996 a 2000. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados com seis repetições. A análise de variância conjunta e avaliação de similaridade entre os genótipos, pelo critério Scott e Knott a 5% de probabilidade, mostraram: necessidade de maior atenção do melhorista para interação temporal; as condições são favoráveis para a obtenção de ganhos genéticos para a maioria das características estudadas; os clones de destaque foram os ES 313, ES 325, ES 326, ES 327, ES 328, ES 329, ES 336, ES 337 e ES 340 (Sooretama, ES) e os ES 309, ES 310, ES 312, ES 314, ES 327, ES 328, ES 329 e ES 337 (Marilândia, ES).
The objective of this work was to evaluate the comportment of genetic material of conilon coffee of different characteristics in two macroenvironments of the state of Espírito Santo. Eight characteristics of forty genotypes were evaluated in the program of genetic improvement of conilon coffee of the Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Espírito Santo State Rural Research, Technical Assistance, and Extension Institute) (Incaper), in Sooretama and Marilândia (ES), in the period of 1996 to 2000. The experimental design was a randomized block with six replications. Combined analysis of variance and evaluation of similarity between genotypes, by the criteria of Scott and Knott at the 5% probability level, demonstrated: the need for greater attention of the plant breeder to the interaction with time; conditions are favorable to obtain genetic gains for most of the characteristics studied; clones that stood out were ES 313, ES 325, ES 326, ES 327, ES 328, ES 329, ES 336, ES 337 and ES 340 (Sooretama, ES), and ES 309, ES 310, ES 312, ES 314, ES 327, ES 328, ES 329 and ES 337 (Marilândia, ES).

Trabalho apresentado no Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (5. : 2007 : Águas de Lindóia, SP). Anais. Brasília, D.F. : Embrapa Café, 2007.

Café Conilon Melhoramento genético Coffea canephora, Conilon coffee Plant breeding Coffea canephora

Ferrão, Romário Gava; Fonseca, Aymbiré Francisco Almeida da; Ferrão, Maria Amélia Gava; Cruz, Cosme Damião; Cecon, Paulo Roberto; Carneiro, Pedro Crescencio Sousa; Ferreira, Adésio; Silva, Márcia Flores da. Comportamento de clones de café Conilon em dois macroambientes da região Norte do Estado do Espírito Santo. In: Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (5. : Águas de Lindóia, SP : 2007). Anais. Brasília, D.F. : Embrapa - Café, 2007. (1 CD-ROM), 5p.