Espécies de Fusarium associadas ao cafeeiro (Coffea arabica L.)

Nenhuma Miniatura Disponível

Universidade Federal de Lavras

Em lavouras de cafeeiro no Brasil tem sido observada uma síndrome de murcha que leva à morte das plantas em poucas semanas. Nestas plantas, espécies de Fusarium podem freqüentemente ser encontradas. No campo, plantas infectadas amarelecem, murcham e morrem em um curto período de tempo. Em viveiro ocorre o apodrecimento do hipocótilo das mudas no estádio de “palito de fósforo”. Em vários países da África, a murcha vascular ou “traqueomicose” causada por Gibberella xylarioides (anamorfo Fusarium xylarioides) conta entre as mais importantes doenças da lavoura. Estudos de caracterização das espécies associadas a essa cultura e testes de patogenicidade são escassos. Portanto, o presente trabalho teve como objetivos: a) isolar, caracterizar e identificar espécies de Fusarium associadas a plantas de cafeeiro com sintomas de murcha e b) testar a patogenicidade de alguns isolados selecionados. Espécies de Fusarium foram recuperadas a partir de caules, raízes e frutos coletados de cafeeiros com sintomas de murcha. O material vegetal foi coletado nos municípios de Lavras, Guapé, Machado, Muzambinho e Bambuí, no Sul de Minas Gerais e Capelinha, Norte de Minas. Sementes comerciais e hipocótilos de plântulas com sintomas de podridão colhidos em viveiro, também foram utilizados. Sete espécies foram caracterizadas e identificadas: Fusarium dimerum, Fusarium equiseti, Fusarium oxysporum, Fusarium semitectum, Fusarium solani, Fusarium stilboides e Haematonectria ipomoeae (anamorfo Fusarium striatum). Este é o primeiro relato da presença de Fusarium dimerum e Haematonectria ipomoeae em cafeeiro. Haematonectria ipomoeae é uma espécie homotálica, produzindo peritécios com facilidade em substrato natural e meio de cultura. Em seguida, testes de patogenicidade foram realizados em plântulas das cultivares Acaiá Cerrado e Catuaí, utilizando Fusarium equiseti, Fusarium oxysporum, Fusarium semitectum, Fusarium solani e Haematonectria ipomoeae. Durante um período de seis meses, não foi possível observar sintomas característicos de fusariose nas plantas inoculadas. Possivelmente, esse prazo não seja suficiente para expressão e observação dos sintomas. Uma vez que seis das espécies de Fusarium foram recuperadas a partir de sementes aparentemente sadias e de grãos provenientes de plantas com sintomas de murcha, a possibilidade de transmissão de Fusarium spp. por meio de sementes durante a produção de mudas deve ser levada em consideração em estudos futuros. Fusarium xylarioides não foi encontrado nas lavouras estudadas em Minas Gerais, sendo o fungo confirmado como praga quarentenária.

Dissertação de Mestrado defendida na Universidade Federal de Lavras

Café Fusarium Caracterização Patogenicidade Coffea arabica, Coffee Fusarium Characterization Ptogenicity Coffea arabica

Almeida, Anderson Resende. Espécies de Fusarium associadas ao cafeeiro (Coffea arabica L.). Lavras : UFLA, 2003. 87p. :il. (Dissertação - mestrado em Fitopatologia)