Objetivou-se, com este trabalho, avaliar o efeito de sistemas de irrigação (pivô central, tubos perfurados a laser, gotejamento, aspersão em malha e testemunha) nos atributos físicos do solo (teor de água, massa específica, porosidade total e resistência à penetração), em área de cafeicultura do município de Uberaba – MG, por meio de métodos multivariados. O experimento foi realizado na Fazenda Escola da Universidade de Uberaba (UNIUBE). A área, onde foi realizada a amostragem para determinação dos atributos físicos do solo, nas profundidades de 0-10; 10-20 e 20-30 cm, foi dividida pelos sistemas de irrigação. Os métodos multivariados utilizados foram a análise de agrupamento hierárquica e de componentes principais. Pela análise de agrupamento, verificou-se que os sistemas de irrigação por pivô central e por gotejamento formaram um grupo distinto, enquanto os sistemas por aspersão em malha, testemunha e por tubos perfurados a laser ficaram separados, individualmente. A testemunha foi praticamente similar ao método de irrigação por tubos perfurados a laser. Na análise de componentes principais, foi possível verificar que 73,2 % das informações concentraram-se nos componentes principais um e dois. Portanto, os dados dos atributos físicos do solo (teor de água, massa específica, porosidade total e resistência à penetração do solo), que refletem o efeito dos sistemas de irrigação, estão concentrados, principalmente, na camada de 10 a 20 cm.

Porosidade total, Massa específica do solo e componentes principais, Cafeicultura irrigada, Research Subject Categories::FORESTRY, AGRICULTURAL SCIENCES and LANDSCAPE PLANNING

CORTEZ, J. W. et al. Métodos multivariados na avaliação dos atributos físicos do solo na cafeicultura irrigada. Revista Engenharia na Agricultura, Viçosa-MG, v. 19, n.2, p. 132-140, 04 abr. 2011.